1963 - MAZDA 802 COSMO CONCEPT

Sem dúvida, o motor rotativo é o que tornou a Mazda famosa em todo o mundo. Esse tipo de mecânica foi instalado em alguns dos carros esportivos mais famosos da história, como o RX-7, e viu a luz pela primeira vez na década de 1960.
De fato, um dos primeiros carros equipados com esse motor foi o 802 Cosmo Concept, um protótipo muito especial apresentado no Salão de Tokyo de 1963, que agora relembramos.
O nascimento
No evento japonês, Kenichi Yamamoto, criador do motor rotativo da Mazda, demonstrou sua criação para entusiastas e imprensa especializada. Era um coupé compacto com pouco mais de 4 metros de comprimento, equipado com o motor Wankel, conhecido internamente como 8A.
Após o lançamento em Tokyo, a Mazda começou a trabalhar em uma pequena produção de 60 unidades, a maioria das quais foi disponibilizada para revendedores japoneses como carros de teste.
Curiosamente, cada exemplar foi construído inteiramente à mão, um por dia, e rapidamente recebeu uma resposta extremamente positiva do público. Aqui começou a lenda...
O legado do Wankel
A recepção positiva do 802 levou a Mazda a investir no projeto e iniciar a produção em massa em 1967 com o nome Cosmo. A primeira geração, chamada L10A, utilizou o motor Wankel 0810 de rotor duplo, com deslocamento de 998 cm³ e 110 cv.
O L10A também foi equipado com um carburador Hitachi e uma transmissão de 4 velocidades. O desempenho foi interessante, com velocidade máxima de 185 km/h e o quarto de milha (402 metros) percorrido em 16.4 segundos.
O Cosmo foi posteriormente renovado por mais quatro gerações até 1995, chegando muito perto de completar 30 anos no mercado, algo muito incomum até mesmo naquela época.