2021 - MAZDA CX-3

Após ser lançado em 2015 e posicionar-se como um dos modelos da Mazda mais demandados a nível mundial, o CX-3 introduz uma série de mudanças não muito relevantes para próximo ano. Elas afetam a estética, o equipamento e a mecânica, sem esquecer do conforto na estrada.
A marca japonesa quis refrescar a imagem do SUV mais compacto da família com a introdução de algumas modificações que não passarão despercebidas para os mais detalhistas. Desta forma, surge com uma grade frontal em forma de asa que apresenta duas linhas de diferentes larguras, as molduras dos faróis antineblina, os frisos dos pilares e as molduras laterais em acabamento preto brilhante, assim como lanternas traseiras em forma de anel combinadas com linhas horizontais. Além disso, surgem novas rodas de 18 polegadas e a cor exterior ‘Polymetal Grey Metallic’.
Com relação ao interior, o CX-3 incorpora bancos dianteiros completamente renovados e um sistema multimídia MZD Connect que foi melhorado com a incorporação do DAB , Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, agora se encontra disponível um monitor de visão de 360 ??graus e a chave também foi atualizada com um novo formato, enquanto que o espelho retrovisor interno incorpora uma função de antiofuscamento de série. A Mazda também melhorou o isolamento acústico do habitáculo com o estofamento do teto mais grosso e soldas das juntas das portas de maior tamanho.
Na parte mecânica todo o protagonismo continua recaindo sobre um motor aspirado a gasolina Skyactiv-G, com 4 cilindros e 2.0 litros, que desenvolve 121 cv de potência a 6.000 rpm e um torque máximo de 206 Nm, disponíveis a partir dos 2.800 giros. Este motor pode ser acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9.1 segundos, como também a uma caixa automática de idêntico número de relações, mas com esta alternativa atinge os 100 km/h em 9.9 segundos.
A principal mudança nessa parte é que a versão manual agora se beneficia do sistema de desativação de cilindros da Mazda, que apaga 2 dos 4 cilindros durante o funcionamento em baixas cargas do acelerador ou mantendo velocidades de cruzeiro estáveis no plano, o que permite uma redução de 14% no consumo de combustível e nas emissões de CO2 no ciclo combinado. Com isso, o CX-3 2021 com a transmissão manual anuncia 16 km/l e 140 g/km (14 km/l e 160 g/km em gasolina).
Com relação aos assistentes e ajudas à condução, o i-Activsense do SUV japonês foi ampliado com o sistema de assistência à frenagem na cidade avançado (SCBS), que adiciona uma nova função de detecção noturna de pedestres e o acendimento automático de luzes, que foi otimizado para ativar-se antes do anoitecer ou em condições de baixa visibilidade.
Por último, mas não menos importante, cabe destacar a presença de um novo acabamento denominado Evolution Design, que inclui vários elementos em preto brilhante, como os espelhos retrovisores, a grade dianteira, os pilares e as molduras laterais, assim como um interior exclusivo. Nele se destaca um estofamento misto de couro sintético branco e tecido marrom claro na parte central dos bancos, no painel e nos painéis das portas.
Os bancos estão decorados com listras centrais e debruns laterais em preto brilhante, combinando com os detalhes exteriores do modelo. Os preços do Mazda CX-30 2021 na Europa situam-se entre 20.000 e 26.000 euros.