2024 - MAZDA MX-5
Haviam surgido alguns rumores sobre uma pequena atualização do Mazda MX-5 e embora o carro essencialmente não mude, a marca aproveitou essa atualização de MY, que a marca japonesa realiza praticamente todos os anos, para introduzir algumas mudanças bastante interessantes.
A Mazda acaba de apresentar no Japão o Mazda MX-5 atualizado que agora equipa uma versão mais potente do motor de 2.0 litros e algumas melhorias.
As novidades na estética passam pela introdução de novos faróis, agora com tecnologia Full LED. Além de uma pequena redistribuição interior do farol, agora ele apresenta uma nova assinatura luminosa LED e intermitentes LED - que anteriormente eram de lâmpadas convencionais. A nova assinatura luminosa LED agora substitui os LED de circulação diurna que anteriormente eram montados nos extremos inferiores do para-choque dianteiro.
Na frente também podemos encontrar uma superfície completamente nova localizada na grade que serve para abrigar o radar frontal, um sistema que entendemos que variará em função dos acabamentos e que servirá para evitar surpresas, freando o veículo apenas no caso de emergência ou distração.
As lanternas traseiras também foram atualizadas e, embora o formato não tenha sido alterado, agora equipa tecnologia Full LED, incluindo os esperados intermitentes LED. Na parte traseira, embora não de forma visível, a marca evoluiu seu sistema de radar para frear o carro ao dar marcha à ré, sempre que detecte um obstáculo e intui que podemos bater pelo excesso de velocidade na marcha à ré. Adicionalmente foram substituídas as lanternas inferiores antineblina e os refletores inferiores. As luzes de ré estarão localizadas nas lanternas principais superiores, enquanto na parte baixa ficarão os refletores e uma espécie de saída de ar decorativa.
Completando as alterações na parte exterior, chega a pintura Aero Grey Metallic e novos desenhos de rodas em tamanhos de 16 e 17 polegadas.
No interior não há muitas mudanças, mas são bastante úteis e interessantes. Para começar, o que mais chama a atenção é a nova tela de 8.8 polegadas que substitui a já antiquada MZD Connect. Esta tela que já vimos em outros restylings oferece uma melhor aparência e conectividade. Além disso, este sistema oferece um par de entradas USB do tipo C. Na parte superior, junto ao espelho interno foi instalado um novo sistema eCall de chamada de emergência em caso de acidente.
Também foi instalado um quadro de instrumentos ligeiramente atualizado e serão oferecidos um novo interior canela acompanhado de uma capota bege. Para arrematar o restyling, a marca oferece uma espécie de modo ‘race’ que será ativado através de uma pequena bandeira quadriculada que também será exibida no renovado quadro de instrumentos - entendemos que se trata de um modo esportivo do controle de estabilidade e tração.
O renovado Mazda MX-5 conta com um diferencial de deslizamento limitado assimétrico, recentemente desenvolvido, que oferece maior estabilidade para as versões equipadas com a transmissão manual de 6 velocidades. Os engenheiros também modificaram a direção assistida elétrica para reduzir a fricção e brindar uma ‘sensação de retroalimentação natural e limpa’. Outra mudança é a incorporação de um modo DSC-Track para o sistema de controle dinâmico de estabilidade, que intervém apenas quando o condutor já não pode controlar o carro.
Debaixo do capô as versões de 2.0 litros prometem melhorar suas cifras de aceleração e resposta, enquanto o motor de 1.5 litros ganha um pouco de potência se for utilizado combustível de alta octanagem.
Por enquanto não sabemos quando estas alterações chegarão a outros mercados, mas entendemos que isso acontecerá antes do final deste ano.