2023 - McLAREN SOLUS GT

A McLaren Automotive apresentou esta semana o McLaren Solus GT, um modelo que parece ter saído do mundo digital, do qual serão produzidos 25 exemplares que, por sinal, já estão todos vendidos. O modelo de circuito de cabine fechada e um só banco foi apresentado ao mundo em Monterey.
Projetado para tornar realidade toda a experiência e os conhecimentos da McLaren nos níveis mais altos do automobilismo e desenvolvimento de superesportivos e hiperesportivos, o Solus GT dá vida ao conceito futurista da McLaren que surgiu no videojogo Gran Turismo SPORT.
Pesando menos de 1.000 kg e um desempenho aerodinâmico que inclui uma carga aerodinâmica de mais de 1.200 kg, o Solus GT, que é propulsionado por um motor V10 de 5.2 litros de aspiração natural, é capaz de conseguir os tempos de volta mais rápidos que qualquer McLaren fora os monologares de F1.
O chamativo design exterior, que é notavelmente fiel à sua inspiração virtual, está baseado em princípios aerodinâmicos testados e no espírito de design de ‘tudo por uma razão’ da McLaren, aperfeiçoado por CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional) adicional e pesquisa aerodinâmica em túnel de vento.
A lista de características externas distintivas é longa, e a cúpula deslizante sobre o banco central único é uma das mais chamativas. As rodas estão envolvidas em cápsulas aerodinâmicas e apoiadas por braços de suspensão. Um grande divisor frontal dirige o ar para os túneis de efeito solo antes de sair do automóvel através de um difusor traseiro. Uma entrada de ar inspirada nos esportes a motor localizada sobre a cabine integrada ao desenho da tampa do arco anticapotamento alimenta de ar frio o motor, ao mesmo tempo que proporciona um som de indução envolvente.
Um aerofólio traseiro fixo de dois elementos é fundamental para conseguir uma cifra de carga aerodinâmica que supera o peso total do automóvel. A relação entre força aerodinâmica e arrasto também está otimizada.
Os proprietários das 25 unidades contarão com um banco sob medida, pedais sob medida e se não bastasse, tudo será ajustável.
O volante, cujo desenho é único entre os carros de produção da McLaren, é inspirado na Fórmula 1, com uma tela e os controles essenciais integrados. Além do volante, o piloto terá seu campo de visão através de uma ‘bolha’ de vidro, com proteção de cabine integrada estilo halo, sobre a qual é montada uma tela retrovisora ??alimentada por uma câmera de grande angular colocada dentro do aro anticapotamento. A linha de visão de 180 graus perfeitamente simétrica proporcionada pela posição de condução central se vê reforçada pelos pods das rodas.
Para aumentar ainda mais a emoção dos clientes do Solus GT, a McLaren oferece uma ‘experiência de piloto de corridas’ completa que inclui um traje de corridas homologado pela FIA, um capacete, um dispositivo HANS e orelheiras sob medida.
O Solus GT é propulsionado por um exclusivo motor V10 de 5.2 litros, construído com componentes usinados de baixo volume, que acelera a mais de 10.000 rpm e oferece um desempenho extremo. Com 840 cv de potência e ??650 Nm de torque, o motor também foi escolhido por suas qualidades estruturais, sendo que pela primeira vez em um automóvel de produção da McLaren, o motor é uma parte integrante do chassi.
A transmissão sequencial de 7 velocidades derivada das corridas, está montada na parte traseira do motor com a suspensão traseira fixada à carcaça da caixa de câmbios. O sistema está totalmente automatizado e controlado por software, o que elimina a necessidade de que o condutor opere a embreagem, o que ajuda a sair dos boxes.
O Solus GT está baseado em um monocasco de fibra de carbono, neste caso incluem um processo ‘pré-impregnado’ de carbono para conseguir uma maior resistência estrutural e uma alta uniformidade no acabamento do material. As estruturas dos chassis dianteiro e traseiro também são feitas de fibra de carbono, com o motor e a transmissão formando o resto do chassi.
O sistema de suspensão incorpora braços transversais duplos com amortecimento de barra de torção interna, operada através de push-rods na parte dianteira e pull-rods na parte traseira.
Dentro dos distintivos arcos de rodas encontram-se as rodas de alumínio forjado de 18 polegadas com porcas de bloqueio central, calçadas com pneus com especificação de protótipo de Le Mans disponíveis em compostos lisos e úmidos. A frenagem é proporcionada por pinças monobloco de alumínio usinado de 6 pistões com discos e pastilhas de freio de carbono. O condutor pode ajustar a diferença entre os freios dianteiro e traseiro a partir da cabine.
O McLaren Solus GT encontra-se atualmente na fase de testes em pista de seu processo de desenvolvimento. O primeiro dos 25 automóveis será entregue em 2023.