2022 - McMURTRY SPÉIRLING

Os carros elétricos são como lavadoras. Quem não ouviu tal afirmação? É algo bastante comum nestes dias que correm, pois para uma parte dos aficionados, a mudança para a eletricidade fará com que o automóvel perca a paixão, perca sua essência e passe a ser, basicamente, um meio de transporte ‘vazio’ e sem alma. As mudanças costumam trazer consigo este tipo de coisas, e com certeza, nossos avôs diriam o mesmo em sua época. E mais, quando foi feita a mudança da carburação para a injeção já se ouvia coisas semelhantes, como que os carros perderiam esportividade. Alguém trocaria hoje a injeção por um carburador?
Acabaremos nos acostumando, assim como nos acostumamos aos híbridos, que atualmente são uma das melhores opções para uma enorme quantidade de pessoas, principalmente para aqueles que realizam grandes percursos por ambientes urbanos. E se você tiver um carregador disponível, um híbrido plug-in será uma bênção. Agora, a hibridação começou sua jornada em 1997 e no momento está ganhando espaço entre os usuários, ou seja, leva um tempo para que as pessoas conheçam as suas vantagens.
No entanto, há quem queira demonstrar que a eletricidade é a melhor opção no momento, inclusive sem nunca ter criado um automóvel antes. Este é o caso do McMurtry Spéirling, um carro que fez sua primeira aparição no Goodwood Festival of Speed e que surpreendeu a todos tanto por sua espetacular imagem, como pelo fato de ser um carro elétrico que faz barulho. Se existe algo que diferencia os carros elétricos é pelo silêncio de seus motores, mas no caso do McMurtry Spéirling não é assim.
O carro lembra o Batmóvel e seguramente o Batman o teria em sua garagem se pudesse comprá-lo. E não seria por falta de dinheiro, já sabemos que o super-herói em sua vida pública é imensamente rico, o problema é que só existe um exemplar, pelo menos por enquanto. Tampouco sabemos se seria capaz de entrar no carro com capa e tudo, pois o McMurtry Spéirling é realmente pequeno (3.2 metros de comprimento), mas isso é uma das coisas que permitem que seja um carro realmente rápido.
O responsável por este projeto se chama Sir David McMurtry, um homem de negócios que também é um apaixonado pela tecnologia e a inovação, assim como um inventor com mais de 200 patentes em seu nome. Criou a McMurtry Automotive em 2016 para dar vida a este carro, cujo projeto e desenvolvimento foi muito marcado pela aerodinâmica e o baixo peso, aliás, pesa pouco menos de 1.000 kg.
A busca por uma boa aerodinâmica levou à ausência de determinados elementos, como aerofólios. Um aerofólio ajuda a colar o carro no solo, mas também gera resistência ao avanço, de modo que foram empregadas outras soluções, como a montagem de dois ventiladores elétricos, ou turbinas, que colocadas atrás da cabine sugam o ar que passa por baixo do carro e o expulsam por trás, por um escape central traseiro que gera um som de até 120 dB. É capaz de gerar 500 quilos de sustentação sem sequer se mover.
O desempenho sobra no McMurtry Spéirling. Não foi informada a potência dos seus motores, que são dois e estão montados um em cada roda traseira, mas seus criadores afirmam que a relação peso-potência é de um quilo por cavalo. Portanto, é fácil supor que ronda os 1.000 cv, com os quais é capaz de superar os 320 km/h. No entanto, o mais espetacular é a sua aceleração, pois promete um 0 a 300 km/h em 9 segundos. De modo comparativo, um Bugatti Chiron Super Sport necessita de 12.1 segundos para chegar aos 300 km/h, mas pesa o dobro.
A bateria que alimenta esses motores tem formato de U e conta com 60 kWh de capacidade. Não é muito se levarmos em conta que há carros elétricos com muito mais capacidade, mas ela alimenta motores menos potentes, por isso só oferece entre 30 e 60 minutos de autonomia no máximo de seu desempenho, sempre de acordo com o clima e a pista onde esteja rodando (não está homologado para vias públicas). Mas afirmam que se fosse submetido ao ciclo de homologação WLTP, teria mais de 480 km de autonomia. É uma cifra que podemos considerar como boa, sobretudo considerando que a empresa pretende levar à produção uma versão para estrada.
A empresa afirma que o carro estará terminado para verão europeu de 2022, quando começarão os testes de condução.