2021 - MERCEDES-AMG E 53 COUPE

Finalmente a Mercedes-Benz apresentou a esperada atualização de meio ciclo de vida de uma das versões de carroceria mais interessantes que podemos encontrar no E Class. O novo Mercedes-Benz E Class Coupe 2021 entra em cena carregado de importantes novidades, que vão muito além de uma simples mudança de design.
O objetivo da marca alemã com este facelift é melhorar o dinamismo, a eficiência, a segurança e o equipamento tecnológico do Mercedes-Benz E Class Coupe. Como em qualquer facelift as mudanças se concentram tanto na parte dianteira como traseira do veículo.
Os novos grupos ópticos, mais planos, utilizam agora de série a tecnologia LED integral. Os faróis LED High Performance são uma das chaves do design, já que apresentam a nova assinatura luminosa da marca. Além disso, opcionalmente podemos optar pelos faróis MULTIBEAM LED que melhoram ainda mais a visibilidade na estrada. Conta também com uma nova grade de efeito diamante.
Dando uma olhada na traseira, destacam-se as lanternas formadas de duas peças e que também utilizam a tecnologia LED. Também cabe destacar que foram introduzidas quatro novas cores para a carroceria. São as seguintes: Plata Hightech, Cinza Grafite Metalizado, Plata Mojave e Vermelho Patagônia.
Quanto ao interior do novo E Class Coupe, somos envolvidos por um ambiente onde se respira luxo e exclusividade. Estão disponíveis novos elementos de decoração, como madeira de freixo cinza e alumínio claro. Também há bancos esportivos de desenho integral disponíveis em diferentes tipos de estofamento.
Agora, o que mais chama a atenção é o novo volante inteligente disponível com acabamento em couro. Apresenta controles tácteis do tipo capacitivo e não óptico como até agora. E como não poderia ser de outra maneira, conta com o sistema de infotainment MBUX com duas telas de 10.25 polegadas dispostas em paralelo e que permitem usar inúmeros serviços digitais online.
Outra das novidades é o sistema ENERGIZING COACH, que analisando inúmeros parâmetros, permitirá ao condutor sentir-se melhor e chegar relaxado ao seu destino. A lista de sistemas de assistência à condução é igualmente elevada, portanto, o novo E Class Coupe está bem servido. Dispõe de série, por exemplo, do assistente de frenagem ativo. Além disso, o equipamento pode ser completado com os novos pacotes Urban Guard e Urban Guard Plus.
Nesta atualização do E Class Coupe foi levado muito em conta a eficiência. É por isso que a tecnologia de MHEV ganhou protagonismo. Pela primeira vez o motor diesel de 4 cilindros na versão topo de linha contará com um alternador e motor de partida integrados (ISG) e um sistema de 48 volts. O sistema EQ Boost permite, durante um tempo determinado, aportar ao motor a combustão uma potência adicional de 15 kW (20 cv) e 180 Nm de torque máximo.
A tecnologia híbrida leve (Mild Hybrid) também está disponível para o motor a gasolina de 6 cilindros em linha M 256. A combinação de série com o sistema de tração integral 4MATIC contribui adicionalmente ao dinamismo.
Por outra parte, o motor diesel de 4 cilindros OM 654, introduzido em 2016, foi objeto de todo tipo de modificações para melhorar sua eficiência e rendimento. Uma melhora onde a eletrificação foi chave. Agora alcança uma potência máxima de 265 cv, à qual podemos somar os 15 kW (20 cv) oferecidos pelo sistema EQ Boost. Além disso, foi implementado um sistema de pós-tratamento de gases de escape onde o catalizador SCR com dosagem de AdBlue é uma das chaves. A transmissão automática 9G-TRONIC de nove velocidades foi modificada para poder integrar o sistema híbrido leve (Mild Hybrid) de 48 volts.
Na renovada linha do E Class Coupe, o novo Mercedes-AMG E 53 4MATIC Coupe (que aparece nas imagens) se situa como uma das alternativas mais interessantes a nível dinâmico e esportivo. Se diferencia do Mercedes-Benz E Class Coupe pelo aspecto exterior específico onde os elementos AMG estão muito presentes. Está vestido com um kit de carroceria projetado especialmente para a ocasião, enquanto que o sistema de escape conta com uma dupla saída com ponteiras redondas.
Outro detalhe a destacar no Mercedes-AMG E 53 4MATIC Coupe são as rodas de liga leve de 19 polegadas. Além disso, o pacote AMG Night, disponível opcionalmente, permite ir um passo além realçando sua imagem esportiva. Em relação ao interior, somos envolvidos por um ambiente mais esportivo graças aos estofamentos e guarnições desta versão assinada pela Mercedes-AMG. Entre outras novidades apresenta um novo volante AMG Performance.
Quanto à parte mecânica, a eletrificação é, mais uma vez, a protagonista. Tudo gira em torno de um motor a gasolina de 6 cilindros e 3.0 litros eletrificado com um sistema MHEV de 48 volts. Atinge os 435 cv e o sistema EQ Boost aporta 22 cv. É controlado através de uma transmissão automática de nove velocidades e um sistema de tração integral 4MATIC .
A chegada do novo Mercedes-Benz E Class Coupe, assim como do renovado E Class Cabriolet aos concessionários acontecerá a partir do próximo mês de setembro. Conforme se aproxime sua data de lançamento, a Mercedes-Benz revelará o resto dos detalhes da linha. Como, por exemplo, os preços de cada uma das versões que farão parte da oferta.