2022 - MERCEDES-AMG EQS 53 UK VERSION
Quando a Mercedes-Benz apresentou há alguns meses seu novo carro-chefe ecológico, fez isso com uma linha reduzida a somente duas motorizações, mas adiantou que o EQS receberia em um futuro a curto prazo uma versão de alto desempenho com mais de 700 cv de potência. Pois bem, esse momento chegou e já conhecemos todos os detalhes do primeiro AMG 100% elétrico de produção: o Mercedes-AMG EQS 53 4Matic .
O destaque das imagens é um Mercedes-AMG EQS que tratará de encarar outros rivais elétricos como os Audi e-tron GT, Porsche Taycan Turbo S e Tesla Model S, todos com cifras muito elevadas e um desempenho destacado. O modelo da marca da estrela não pretende ser menor e exibe um powertrain à altura das circunstâncias, que vem acompanhado por uma estética um pouco mais agressiva e um chassi com uma regulagem específica que lhe permite diferenciar-se do resto da linha do EQS.
Ao contrário de todos os AMG que conhecemos, este custa um pouco mais para se diferenciar, pois sua estética é praticamente a mesma do EQS padrão. No entanto, conta com elementos específicos como faróis Digital Light incluídos de série, uma grade Black Panel com barras verticais cromadas, estrela Mercedes-Benz integrada e o distintivo AMG, assim como para-choques pintados na cor do veículo e um defletor dianteiro pintado em preto de alto brilho e adornado por um elemento cromado. Também conta com molduras laterais AMG, um spoiler traseiro de maior tamanho e um para-choque traseiro que integra um difusor aerodinamicamente otimizado com seis perfis longitudinais. Tudo isso com rodas de liga leve de 21 e 22 polegadas.
No interior predominam os elementos de estilo da AMG, com bancos esportivos em couro Artico com microfibra Microcut e costuras de contraste em vermelho, molduras decorativas específicas, volante AMG Performance com parte inferior plana e aletas de alumínio, pedais esportivos AMG, assim como tapetes e soleiras das portas específicas. Como não poderia ser de outra forma, a espetacular tela MBUX Hyperscreen está presente, embora nesta ocasião inclua funções adicionais e grafismos novos que acentuam o caráter de alto desempenho do modelo esportivo topo de linha no quadro de instrumentos, o visualizador de mídia e o Head-up Display.
Em termos de chassi, os engenheiros da AMG introduziram um novo chassi auxiliar traseiro, novos suportes do eixo dianteiro e do motor, assim como elementos estabilizadores transversais modificados, além de buchas e braços de suspensão baseados nos componentes de outros modelos AMG. O trem de rodagem AMG Ride Control conta com uma suspensão pneumática, unida a um amortecimento adaptativo regulável, com um esquema dianteiro de quatro braços e um multibraço atrás. O EQS de maior desempenho também recorre a um eixo traseiro direcional, cinco programas de condução (Slippery, Comfort, Sport, Sport e Individual) e um sistema de freios com pinças dianteiras de seis pistões e discos de 415 x 33 mm, enquanto que os traseiros são de 378 x 22 mm e conta com um único pistão.
O mais destacado desta versão se esconde debaixo de sua carroceria, pois conta com dois motores elétricos, assim como o EQS 580 de 523 cv, otimizados para oferecer cifras próprias de um superesportivo. Dizemos isso porque os engenheiros da AMG espremeram o powertrain para que seja capaz de entregar sobre o asfalto até 761 cv de potência e seu torque máximo é de 1.200 Nm. Graças a isso e à sua tração total, consegue alcançar os 100 km/h em apenas 3.4 segundos (sempre que o estado de carga da bateria seja pelo menos 80%) e sua velocidade máxima é de 250 km/h.
Estas cifras são possíveis graças ao pacote AMG Dynamic Plus, que inclui um efeito Boost durante a Race Start, de forma que a potência e o torque máximo se incrementam brevemente, enquanto que a velocidade máxima também aumenta. Tudo isso se combina com a denominada AMG Sound Experience, que graças a seus três níveis disponíveis (Balanced, Sport e Powerful) oferece uma série de sons artificiais com o objetivo de melhorar a experiência de condução esportiva. No caso de não contar com o citado pacote, o AMG EQS oferece 658 cv de potência e um torque máximo de 950 Nm, conseguindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos e sua velocidade máxima está limitada a 220 km/h.
Mas é claro que nenhuma destas cifras teria sentido se não falássemos do coração do veículo: uma bateria de 400 volts, fabricada com a versão mais atual da tecnologia de íons de lítio e cuja capacidade útil é de 107.8 kWh. Admite recargas em corrente contínua de até 200 kW de potência, de forma que em 19 minutos é capaz de oferecer 300 quilômetros de autonomia, enquanto que se for utilizada corrente alternada, a potência de carga é de até 22 kW.
“O AMG EQS 53 4Matic é o primeiro embaixador da marca com propulsão elétrica integral ‘made in Affalterbach’ no segmento de alto desempenho. Está concebido para entusiastas dos automóveis que buscam uma combinação de inovadora mobilidade elétrica em um ambiente luxuoso, caráter esportivo e um dinamismo ágil de condução. Logo lhe seguirão outros modelos AMG com propulsão elétrica integral, e em um futuro não muito distante, também baseados em nossa plataforma AMG.EA de desenvolvimento completamente autônomo para veículos elétricos”, destaca Philipp Schiemer, CEO da Mercedes-AMG GmbH.