2021 - MERCEDES-MAYBACH EQS SUV CONCEPT

Os fotógrafos de plantão ofereceram imagens muito interessantes de um modelo que marcará um ponto de inflexão dentro da Mercedes-Maybach, pois falamos do primeiro automóvel 100% elétrico da marca, um SUV que acaba de ser antecipado no âmbito do Salão de Munich 2021 com um interessante protótipo denominado Mercedes-Maybach Concept EQS.
Dado que estamos diante de um veículo próximo à produção em série convém fixar-se em suas linhas, já que elas não serão muito diferentes do SUV que veremos no próximo ano. A linguagem de design Seamless Design destaca-se por transições suaves sem interrupções, arestas ou descontinuidades. Na parte frontal chamam a atenção uma grade de grandes dimensões que conta com diferentes elementos verticais cromados, grupos ópticos estilizados e um capô com uma nervura central marcada que culmina na insígnia da marca.
No perfil surgem estribos laterais aerodinamicamente otimizados, suas rodas de 24 polegadas, maçanetas das portas embutidas e um pilar C ligeiramente esticado que vai em consonância com uma linha de teto descendente que culmina em um spoiler integrado. Já na traseira, destacam-se as lanternas traseiras em forma de faixa luminosa helicoidal e um para-choque com um elemento cromado que o atravessa. Além disso, o Concept EQS conta com portas de conforto automáticas, que se abrem sozinhas quando o condutor se aproxima.
“Muitos clientes da marca Mercedes-Maybach vivem e trabalham com um alto grau de networking e demandam exigências muito altas de nossas soluções digitais. Ao mesmo tempo, esperam que sua marca preferida se comprometa como eles com valores sustentáveis, e que assuma sua responsabilidade pelo meio ambiente. O Mercedes-Maybach EQS SUV Concept satisfaz plenamente todas estas expectativas e encarna o luxo sublime em uma expressão mais avançada do que nunca. O powertrain exclusivamente elétrico torna possível uma mobilidade sustentável, e oferece aos passageiros um nível inédito de serenidade e relaxamento a bordo”, comenta Britta Seeger, membro da Junta Diretiva da Daimler e Mercedes-Benz, responsável por Vendas.
Com relação ao interior, destaca-se o console central flutuante, estendido desde o posto de condução até os bancos traseiros. Ele conta com diferentes inserções para se colocar vasos e uma ampla superfície abaixo que serve para depositar inúmeros utensílios ou para opções individuais de equipamento como, por exemplo, mesas dobráveis e um compartimento refrigerado. Como um bom Maybach, o protagonismo recai sobre os lugares traseiros First-Class com dois bancos individuais de generosas dimensões que vem acompanhados pelo sistema de entretenimento High-End e apoia braços em forma de aparadores de alta qualidade. Tudo isso se complementa com elementos de adorno em lacado brilhante branco e materiais na cor azul oceano.
“O Mercedes-Maybach Concept EQS representa a transformação da tradicional marca de luxo em direção a um futuro mais avançado e exclusivamente elétrico. Assim como qualquer outro modelo da Maybach, o protótipo é a expressão da Sophisticated Luxury em todas as suas facetas. O protótipo experimental próximo da produção em série demonstra como é possível conjugar a técnica ultramoderna de propulsão elétrica e um conceito avançado de infotainment, incluindo a espetacular MBUX Hyperscreen, com a tradição artesanal típica da Maybach e com um nível sofisticado de equipamento. Esta combinação de detalhes, aperfeiçoada com paixão e com perícia, cria uma vivência singular de luxo automotivo. Com o futuro SUV de série com propulsão exclusivamente elétrica reforçamos nosso desejo de liderança no segmento de luxo, agora também na área da mobilidade elétrica”, destaca Philipp Schiemer, Head of Top End Vehicle Group da Mercedes-Benz e CEO da Mercedes-AMG.
Uma vez que estamos diante de um protótipo não surgiram muitos detalhes técnicos do veículo, exceto que utiliza uma plataforma modular para veículos elétricos da gama alta e de luxo da Mercedes-Benz, a mesma que utilizará o EQS SUV. A marca diz que “o powertrain elétrico assegura também aqui a máxima suavidade de condução e torna possível um novo nível de serenidade e relaxamento no habitáculo”. A autonomia estimada do Concept EQS é de cerca de 600 quilômetros de acordo com o protocolo WLTP.