2023 - MITSUBISHI ASX
A nova geração do Mitsubishi ASX já é uma realidade, e o que é mais destacado no novo crossover pequeno da marca japonesa está em sua origem, uma vez que toma como base de partida o Renault Captur. Portanto, ambos os modelos serão fabricados na Espanha.
Disponível a partir da próxima primavera na Europa, o novo Mitsubishi ASX deverá impulsionar consideravelmente as vendas do fabricante japonês no Velho Continente. Este impulso virá acompanhado da nova geração do Colt que derivará do Renault Clio e, portanto, ganhará em presença e oportunidades.
Esteticamente não é preciso ser um grande entusiasta da Renault para perceber que o ASX não é mais que um Captur com outro emblema. Longe de ser algo negativo, é um artifício muito habitual hoje em dia para reduzir os custos de produção e com isso conseguir que os concessionários tenham mais produtos para vender.
A maior mudança introduzida no exterior do novo Mitsubishi ASX está na parte frontal, com uma grade de desenho específico que integra com bastante orgulho o logotipo da marca. Não foram modificados nem os faróis nem a assinatura luminosa, de forma que será muito possível confundi-lo com o original francês.
Tanto a traseira como a vista lateral seguem os mesmos passos com muito poucas alterações e isso tampouco é algo ruim, uma vez que o veículo que serve de base é um bom produto. No interior o painel é bem Renault, seguindo as pautas de estilo que todos conhecemos na maioria de sua linha.
O equipamento disponível será um dos pontos fortes deste modelo, e como no Renault Captur, poderá equipar o interessante sistema multimídia com tela táctil de 9.3 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, cartão mãos livres, instrumentação digital configurável, faróis LED, bancos aquecidos, etc.
Em relação aos motores tampouco haverá novidades, oferecendo o bloco de 1.0 litro e 91 cv como opção básica, os 1.3 DI-T com 140 e 160 cv com hibridação leve que na Renault levam o sobrenome ‘TCe’, e o interessante 1.6 HEV de 145 cv como híbrido convencional. Para quem quiser um PHEV também estará disponível com os mesmos 160 cv do Captur.
A nova geração do Mitsubishi ASX pode frustrar aqueles que após terem visto os esboços que adiantavam o novo modelo, imaginaram que teria um aspecto mais chamativo e diferenciado, mas isso teria elevado demais os custos tornando-o inviável, especialmente agora que os preços de tudo na Europa estão nas nuvens.