2021 - MORGAN PLUS FOUR CX-T

Como diz o famoso ditado: “nunca diga desta água não beberei”. Pois bem, isso é o que devem ter pensado os responsáveis da marca Morgan, reconhecidos a nível mundial por seu conhecido conversível, de design clássico, que conseguiu perdurar ao longo de décadas.
É uma jogada surpreendente da Morgan, a marca britânica foi a última a entrar no movimento dos off-roads. O fabricante acaba de apresentar o Morgan Plus Four CX-T, que conta com uma série de atualizações para que o roadster possa circular pela terra com desenvoltura. Trata-se de uma edição limitada a somente oito exemplares, a um preço de 170.000 libras esterlinas (cerca de 1.24 milhões de reais ao câmbio atual) cada um.
Deste modo, o CX-T se beneficia da inclusão de uma gaiola de proteção externa que protege o habitáculo, e uma barra de luzes extra montada acima do teto. Também dispõe de bolsas de armazenamento em cada para-lama dianteiro.
A marca britânica revisou a parte traseira para criar uma área de armazenamento suficientemente grande para que caibam duas rodas de estepe de tamanho convencional. Este espaço também conta com duas maletas Pelican impermeáveis, uma caixa de ferramentas de alumínio Zarges e dois tanques de combustível Rotopax de 11 litros cada um.
Para enfrentar as dificuldades dos terrenos longe do asfalto das estradas, o Plus Four CX-T conta com trapézios Plus Six modificados que alargam as bitolas e aumentam o curso dos amortecedores EXE-TC com buchas internas. A distância do solo é de 230 mm, enquanto que as buchas feitas na medida dos braços inferiores da suspensão aumentam a durabilidade do conjunto.
Uma placa protetora de cinco peças protege a parte inferior da carroceria contra impactos dos obstáculos. Também foi projetado um sistema de escape revisado que sai pela lateral do veículo, na parte traseira, melhorando o ângulo de saída.
O Plus Four utiliza um motor de 4 cilindros, turbo alimentado, com 2.0 litros de cilindrada de origem BMW. Desenvolve 255 cv de potência, que é enviada às rodas através de um diferencial traseiro eletrônico (BMW X-Drive) com software personalizado. Dispõe de três modos pré-determinados: ‘Estrada’ com o diferencial aberto, ‘All-Terrain’ com 45% de bloqueio e ‘All-Terrain Extreme’ com 100% de bloqueio.
O habitáculo do CX-T conta com um teto rígido de material composto que os engenheiros da Morgan adaptaram entre as gaiolas de proteção interna e externa. No painel há um trilho de para segurar objetos como um telefone ou uma câmera. No espaço para os pés do passageiro há um porta-mapas removível e uma bolsa refrigerada, recoberta com material isolante. Atrás dos bancos há também um kit de primeiros socorros. Por último, a Morgan já está aceitando pedidos do CX-T e sua intenção é fabricar as oito unidades antes de que termine este ano.