1989 - NISSAN CHAPEAU CONCEPT

No Salão de Tokyo de 1989, vários modelos extravagantes da Nissan estavam presentes. Para a ocasião, o fabricante japonês apresentou uma série de protótipos muito especiais criados por designers da marca.
Entre eles estavam o Figaro, o BE-1, o Pao, o Rasheen e o Chapeau. Embora alguns deles tenham se tornado modelos de produção mais tarde, outros permaneceram estranhos experimentos estéticos, como o próprio Chapeau.
Proporções únicas, um tom rosado e uma cabine gigantesca: o Chapeau não deixou ninguém indiferente. O estilo era realmente incomum, com um para-brisa quase vertical e uma carroceria quadrada que era algo entre um kei car, uma van e uma minivan.
Infelizmente, as medidas exatas deste conceito não foram publicadas, mas de acordo com descrições contemporâneas, o grande espaço traseiro permitia que as pessoas andassem confortavelmente em pé. Outra curiosidade foi que dentro do Chapeau havia um telefone.
Dada a raridade deste Nissan, não é surpresa que o conceito não tenha sido transformado em um modelo de produção. De qualquer forma, o Chapeau impressionou pela sua versatilidade, já que sua traseira volumosa foi projetada para transportar mercadorias como uma van de verdade.
Assim, ele poderia ser descrito como uma espécie de híbrido entre vários segmentos, mas não em termos de motor. Embora as informações fossem escassas, descobriu-se que o Chapeau era equipado com um motor a gasolina de 4 cilindros e 1.5 litros, o que, dado o formato aerodinâmico do carro, provavelmente não garantia exatamente a máxima eficiência.