1989 - NISSAN PRIMERA-X CONCEPT

Quem não se lembra do Nissan Primera? Comercializado por três gerações, de 1990 a 2007, foi o sedan e a perua de referência do fabricante japonês, e fez bastante sucesso, especialmente no final da década de 1990.
Mais tarde, a concorrência cada vez mais acirrada no segmento e a chegada dos primeiros SUVs reduziram sua presença no mercado, mas sem apagar sua história. Mas qual era a origem deste Nissan?
Aerodinâmica e alta tecnologia
O ancestral mais direto do Primera é o Primera-X Concept, também conhecido como UV-X. Apresentado no Salão de Frankfurt de 1989, o protótipo foi projetado e construído pensando no mercado europeu.
Caracterizava-se por linhas extremamente suaves e sinuosas desenvolvidas em uma carroceria medindo 4.52 metros de comprimento, 1.79 metros de largura e apenas 1.37 metros de altura. Graças à sua fisionomia particular, o coeficiente aerodinâmico Cx era de 0.25, um dos mais baixos daquela década.
O carro apresentava muita tecnologia a bordo. Na verdade, ele era equipado com vidros de cristal líquido que podiam ser escurecidos com o toque de um botão, algo parecido com os modernos tetos panorâmicos eletrocrômicos.
Além disso, o UV-X foi um dos primeiros carros com uma câmera de ré, cuja visão era exibida diretamente no espelho retrovisor. Enquanto isso, debaixo do capô havia um motor a gasolina de 4 cilindros e 2.0 litros com 150 cv e 181 Nm, permitindo que o concept atingisse 230 km/h.
História do Primeira
A primeira geração do Primera foi colocada à venda entre 1990 e 1996, mas foi com a segunda geração que ele atingiu seu pico de popularidade de vendas.
A gama foi expandida e edições especiais foram lançadas em várias partes do mundo. Por exemplo, 1998 viu o nascimento na Nova Zelândia do SMX (desenvolvido em colaboração com a Stillen Sports Parts), uma versão de 26 unidades com um motor a gasolina de 2.0 litros e 160 cv e um kit de carroceria mais esportivo.
No mesmo ano, a vitória no Campeonato Britânico de Carros de Turismo foi comemorada no Reino Unido com a versão GTSE de 400 unidades, com rodas de liga leve Azev, bancos esportivos e alavanca de câmbio MoMo.
Em 2001, foi a vez da terceira e última geração, que também foi vendida com um motor 2.0 naturalmente aspirado de 204 cv, um dos motores mais potentes já equipados no Primera. Foi o canto do cisne do modelo que, devido às excelentes vendas iniciais do Qashqai, foi gradualmente retirado do mercado.