2021 - OPEL COMBO-e CARGO

Os operadores de empresas e profissionais individuais que necessitem um veículo de emissões zero com caraterísticas essencialmente urbanas passam a ter uma opção incontornável: o novo Combo-e da Opel. Além de volumes e capacidades de carga líderes na sua classe (até 4.4 metros cúbicos e 800 kg, respectivamente), o furgão compacto 100% elétrico do fabricante alemão também possui uma versão mista com cinco lugares. Dependendo do perfil de condução e das condições predominantes, o novo Combo-e pode alcançar uma autonomia máxima de 275 quilômetros com uma única carga da bateria de íons de lítio de 50 kWh (WLTP2). É possível recarregar a bateria em 80% da capacidade em cerca de 30 minutos em estações de carregamento rápido.
Assim como os seus ‘irmãos’ equipados com motores térmicos (a gasolina e a diesel), que em 2019 conquistaram o ambicionado troféu IVOTY (International Van of the Year), a versão de emissões zero também não cedeu a compromissos em termos de funcionalidade, conforto ou segurança. A abrangente lista de tecnologias e de sistemas de assistência, líderes no seu segmento, vai desde o alerta de cansaço do condutor e o reconhecimento de sinais de trânsito, até o alerta de colisão dianteira com detecção de pedestres e frenagem automática de emergência. Especialmente importante para a segurança dos usuários das estradas é o sistema Surround Rear Vision, que ajuda a evitar acidentes com ciclistas e pedestres ao descrever curvas para a direita, graças a duas câmeras que oferecem visibilidade adicional para as zonas traseira e lateral.
O furgão Combo-e torna-se, assim, a escolha ideal de veículo elétrico para empresas e profissionais independentes que optem pela denominada ‘mobilidade verde’, especialmente em áreas metropolitanas onde as restrições podem limitar o acesso aos centros das cidades apenas a veículos de emissões zero.
“O Combo-e totalmente elétrico permitirá aos usuários de furgões compactos operar em áreas urbanas, com eles transportando a maior carga útil e rebocando o máximo de peso da sua classe”, afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller. “O Combo-e dá continuidade à expansão da nossa oferta de veículos comerciais leves de emissões zero iniciada no final do ano passado com o Vivaro-e. Até o final deste ano de 2021, com o lançamento do Movano-e, teremos toda a nossa linha de veículos comerciais eletrificada”.
A mais recente proposta do portfólio de comerciais totalmente elétricos da Opel está disponível em dois comprimentos de carroceria: o Combo-e de 4.40 metros de comprimento, com uma distância entre-eixos de 2.785 mm, pode transportar objetos com um comprimento máximo de 3.090 mm, tendo uma capacidade de carga máxima de 800 kg, um volume de carga entre 3.3 e 3.8 m3 e uma capacidade de reboque de 750 kg, líder da classe no seu segmento. A versão mais longa XL, de 4.75 m, com uma distância entre-eixos de 2.975 mm e um volume de carga máximo de 4.4 m3, pode acomodar objetos com um máximo de 3.440 mm de comprimento, contando com seis olhais de fixação colocados no piso de carga (com a opção de quatro adicionais à meia altura) para ajudar a manter a carga no seu lugar.
Quando se trata de optar pelo Combo-e, há uma característica decisiva para muitos profissionais, traduzida no enorme espaço entre os arcos das rodas traseiras, suficiente para acomodar um europalete (a versão XL pode transportar dois europaletes, em fila). Objetos extremamente longos podem ser armazenados na vertical, permitida pela escotilha opcional no teto.
Além de objetos ou carga, o novo Combo-e também pode transportar pessoas. Com base na versão longa XL, a versão furgão misto acomoda confortavelmente um máximo de quatro passageiros além do condutor, sendo a carga ou o equipamento guardado com segurança atrás da divisória interior. Graças a uma abertura nessa divisória, é possível o transporte de objetos de maior comprimento.
Sistema de motorização elétrica ajustado a ambientes urbanos e a estrada aberta
Graças à potência de 100 kW (136 cv) e 260 Nm de torque do sistema de motorização elétrica, o Combo-e é perfeito não só para ambientes urbanos, mas também para fora das cidades. Dependendo da versão, o Combo-e pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 11.2 segundos, atingindo uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 130 km/h. Um sofisticado sistema de frenagem regenerativa, com duas configurações selecionáveis pelo usuário, aumenta ainda mais a sua eficiência.
Composta por 216 células e 18 módulos, a bateria está integrada no piso do automóvel, entre os eixos dianteiro e traseiro, de modo a não comprometer a utilização da área de carga ou o compartimento dos passageiros. Colocada aqui, a bateria também reduz o centro de gravidade do veículo, em benefício da estabilidade em curvas e com vento, mesmo quando seguir totalmente carregado, ao mesmo tempo que contribui para uma condução mais ágil.
Variedade de opções e serviços diminuem níveis de ‘stress’ nas operações de carregamento
O Combo-e está preparado para uma variedade de infraestruturas e opções de recarregamento, que vão desde ‘wall box’ até carregadores rápidos, ou mesmo, se necessário, através de cabo para ligação a uma tomada doméstica. Recorrendo a uma estação de carregamento pública DC de 100 kW, o estado de carga da bateria atinge 80% em cerca de 30 minutos. O Combo-e pode estar equipado com um potente carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7.4 kW.
Para tornar a utilização do Combo-e a mais prática possível, as plataformas ‘OpelConnect’, o aplicativo ‘myOpel’ e os ‘Free2Move Services’ - marca de mobilidade do Groupe PSA - oferecem soluções especiais adequadas a veículos elétricos. Os serviços são acessíveis através de aplicativos dedicados.
Os serviços ‘OpelConnect’ vão desde a chamada de emergência eCall até à assistência em estrada, passando por várias outras utilidades como o estado e informações do veículo. A plataforma LIVE Navigation disponibiliza informação online e em tempo real do estado do tráfego.
Segurança e conforto: sistemas de assistência à condução semelhantes às integradas em automóveis de passageiros
O novo furgão compacto 100% elétrico da Opel reforça a liderança no domínio dos sistemas de assistência ao condutor, que são semelhantes aos utilizados nos automóveis de passageiros, e que foram muito elogiados no lançamento do modelo Combo com motores de combustão interna. Único no segmento de mercado é o indicador de carga baseado em sensores, permitindo ao condutor verificar, através de um simples toque numa tecla, que o veículo não está com carga acima do máximo permitido. O Combo pode ser dotado de 20 tecnologias adicionais que tornam a condução, manobras e transporte não apenas mais fáceis e confortáveis, como também mais seguras.
Para minimizar riscos e amassados, com custo significativo, em manobras a baixa velocidade, o novo Combo-e está disponível, opcionalmente, com o sistema Flank Guard baseado em sensores.
Para quando as coisas ficam difíceis: ‘pack’ Worksite e controle eletrônico de tração
Os profissionais que necessitam de maior altura ao solo e maior tração em pisos de lama, areia ou neve podem encomendar o seu Combo-e com o ‘pack’ Worksite e com o sistema de controle eletrônico de tração IntelliGrip.
A lista dos sistemas de assistência à condução do Combo-e, já familiares das versões de passageiros Combo Life, inclui ainda o sistema de controle em descidas, assistente de manutenção de faixa e controle de estabilidade.
Os sistemas Multimídia Radio e de infotainment Multimídia Navi Pro do Combo-e integram uma tela táctil de grandes dimensões com 8.0 polegadas. Ambos os sistemas possuem integração de celulares via Apple CarPlay e Android Auto.
O novo Combo-e chegará aos concessionários Opel da Europa no próximo mês de setembro, juntando-se ao Vivaro-e como a mais recente proposta na linha de veículos comerciais 100% elétricos da marca alemã. Em seguida chegará o novo Movano-e, igualmente em 2021, significando que a totalidade da oferta de veículos comerciais leves da Opel ficará plenamente eletrificada até ao final do corrente ano. Até 2024, a Opel irá contar com pelo menos uma versão eletrificada em cada modelo da sua linha de passageiros e de comerciais leves.