2022 - PICASSO AUTOMOTIVE 660 LMS

O primeiro superesportivo do fabricante de automóveis suíço Picasso Automotive chama-se Picasso Automotive 660 LMS e foi revelado esta semana. O 660 LMS foi integralmente projetado e montado nas instalações da Picasso Automotive em San Vittore, na Suíça.
O automóvel é baseado em uma plataforma ultraleve que explora as melhores propriedades da fibra de carbono, desde a carroceria até o interior. O pilar mais desafiador do projeto foi manter o peso o mais baixo possível, para melhorar o desempenho e a dinâmica de condução. O alto nível de pesquisa em materiais superleves e compostos, permitiu alcançar um peso de apenas 980 quilos. O monocasco é fabricado integralmente em fibra de carbono estrutural e toda a carroceria é desprovida de suportes metálicos: a carroceria exterior está montada e unida peça sobre peça. As duas laterais da carroceria com curvas sinuosas são fabricadas com o painel de fibra de carbono mais longo já construído para um automóvel, com um comprimento de 3.240 mm (de um comprimento total do automóvel de 4.360 mm). Além disso, o quadro traseiro é fabricado integralmente em fibra de carbono, uma solução de engenharia atrevida e incomum que destaca o interesse da empresa em aperfeiçoar seu design.
O interior adota uma distribuição minimalista, mas funcional, onde foi estudada a ergonomia para garantir o conforto e a eficácia tanto no uso diário como na pista. O acabamento em fibra de carbono fosco contribui para criar uma sensação inconfundível de carro de corridas, realçada pelos bancos monocasco Sabelt com cintos de 6 pontos. O volante de fibra de carbono feito na medida é forrado em Alcantara e com aletas de câmbio em fibra de carbono. Conta ainda com uma tela multifuncional táctil a cores de 7.0 polegadas que integra toda a informação fundamental relacionada com a condução, enquanto que os botões físicos e seletores permitem um ajuste rápido e eficiente dos parâmetros do veículo.
Uma das coisas mais impressionantes é o motor 660 LMS, um bloco 3.0 Twin-Turbo V6 de cárter seco que alcança as 8.000 rpm, com 660 cv e ??720 Nm. Montado diretamente atrás do condutor, o motor envia sua potência apenas para as rodas traseiras através de uma transmissão sequencial de 6 velocidades. O resultado disso e de muitos estudos aerodinâmicos é a assombrosa carga aerodinâmica de 960 kg na velocidade máxima de 315 km/h.
Fiel ao seu próprio espírito de corrida, o 660 LMS está equipado com rodas forjadas multi-raio de porcas simples, que estão calçadas com pneus Pirelli P Zero Trofeo R (eixo dianteiro: 245/35 R19 - eixo traseiro: 315/30 R20), especificamente concebidos para entregar toda a potência do 660 LMS com o máximo desempenho.
Outra solução técnica inspirada no automobilismo, concretamente nas corridas de GT, são os espelhos retrovisores digitais. Esta solução permite reduzir o peso e melhorar a aerodinâmica, sem comprometer a funcionalidade. Duas câmeras de alta resolução estão embutidas em uma carcaça dedicada de fibra de carbono nos arcos de roda dianteiros e enviam suas capturas em tempo real a duas telas TFT a cores de 7.0 polegadas nos lados do painel interior.
Para o sistema de frenagem, o 660 LMS adota pinças monobloco de alumínio Brembo de 6 pistões com discos de 350 x 34 mm na parte dianteira e pinças de 4 pistões com disco de 355 x 28 mm na parte traseira.
O Picasso Automotive 660 LMS será comercializado em todo o mundo e será fabricado sob pedido em apenas 21 unidades, das quais 20 serão destinadas aos clientes finais, com um preço a partir de 820.000 euros, sem impostos.