2022 - PICASSO PS-01 PROTOTYPE

A Suíça se prepara para lançar o seu primeiro superesportivo de produção. Stefano Picasso, fundador da Picasso Automotive, anunciou em janeiro do ano passado que ele e sua equipe estavam trabalhando no chamado Picasso PS-01, anunciado como “o carro de fibra de carbono mais louco da história”. Quase um ano e meio depois, o superesportivo está pronto para ser apresentado em sua forma final de produção no próximo mês.
A Picasso Automotive divulgou um comunicado de imprensa oficial para informar ao mundo que planeja mostrar o veículo de alto desempenho durante o ‘Top Marques’ de Mônaco no início de junho. No dia 8 de junho, a empresa apresentará o PS-01 (nome não confirmado para o modelo de produção) e revelará todas as suas especificações técnicas e detalhes comerciais.
O supercarro suíço tem um peso de pouco menos de 1.000 quilos graças ao uso intensivo de fibra de carbono “em um nível sem precedentes”. Além disso, sua avançada aerodinâmica gera até 900 quilos de carga descendente em velocidade máxima, o que torna o carro mais estável em pleno desempenho.
A Picasso Automotive afirma que a velocidade máxima e a aceleração final são suas qualidades essenciais e que o PS-01 será rápido em circuitos e estradas públicas, oferecendo uma “experiência de condução inigualável”.
No entanto, o motor que impulsiona o supercarro suíço segue sendo um mistério por enquanto. Quando o veículo foi anunciado no ano passado, a Picasso Automotive disse que utilizaria o propulsor de “um dos carros italianos mais famosos”.
Na época, acreditava-se que se tratava de uma mecânica V6 biturbo com cerca de 600 cv, mas a versão de produção utilizará um powertrain “completamente diferente”. Por enquanto não se sabe muito sobre ele, apenas que está “especificamente concebido para oferecer a melhor relação entre desempenho e funcionalidade”.
A Picasso Automotive trabalha em colaboração com muitas empresas conhecidas da indústria automotiva para o desenvolvimento do PS-01. A Sadev, por exemplo, trabalha na transmissão, enquanto que a Sabelt proporciona os bancos.
A Carbo Brake se encarrega do sistema de freios e a suspensão corre por conta da Öhlins. A empresa com sede na Suíça conta com um investidor internacional e já recebeu os primeiros pedidos do superesportivo de produção.