1977 - PONTIAC PHANTOM CONCEPT

Um pouco Batmóvel e um pouco KITT (o protagonista da série de televisão Knight Rider), mas com várias influências derivadas do Corvette. É assim que podemos resumir o Pontiac Phantom, um modelo criado exclusivamente em forma de concept car e projetado por Bill Mitchell.
O mesmo criador das duas primeiras gerações do Chevrolet Corvette deu vida ao Phantom como seu último ato antes da aposentadoria, reinventando o estereótipo do carro esportivo de uma forma ainda mais original.
Inspirado nos mitos do passado
Lançado em 1977, o Pontiac Phantom tinha um formato quase de desenho animado, com um longo capô envolvendo finos conjuntos de luzes horizontais e incorporando uma série de elementos cromados proeminentes.
As laterais muito baixas (que alongavam a figura esbelta da carroceria), com pneus de perfil pintados de branco e arcos de rodas traseiras musculosos, também não passaram despercebidos.
A carroceria era feita inteiramente de fibra de vidro e o chassi era derivado do Pontiac Grand Prix. No geral, o design lembrava os Cadillacs da década de 1930, alguns dos primeiros modelos projetados por Mitchell. É uma pena, porém, que não tivesse um motor debaixo do capô.
Adeus aos muscle cars
Na verdade, o Pontiac não foi concebido como um futuro modelo de produção, mas sim como um puro exercício de estilo de Mitchell. Aliás, o próprio ‘pai’ do Phantom descreveu o carro como “uma expressão do que sempre amei”.
Foi uma espécie de carta de amor aos muscle cars, numa época (final da década de 1970) em que a indústria estava em apuros devido à crise energética de 1973, que tornou antieconômicos os grandes carros esportivos com enormes (e sedentos) motores V8.
Embora esse Pontiac nunca tenha visto a luz do dia, ele ainda pode ser admirado pessoalmente hoje na coleção do Museu Sloan em Flint, Michigan (Estados Unidos).