1961 - PONTIAC TEMPEST MONTE CARLO CONCEPT

Corria o início da década de 1960 nos Estados Unidos, e a Pontiac, uma das marcas mais fortes e conhecidas por seus carros esportivos de alto desempenho, apresentava um protótipo, mais especificamente o Tempest Monte Carlo Concept, que pretendia antecipar os formatos dos carros dos anos seguintes.
Era um speedster com cintura muito baixa, para-brisa e vidros laterais pequenos e linhas bastante clássicas. Conheça sua história, lembrando que ele nunca foi produzido em massa.
História e design
No início da década de 1960, a indústria automobilística americana estava a todo vapor. Os fabricantes tentavam aproveitar a onda do crescimento econômico do pós-guerra, oferecendo carros cada vez mais potentes, elegantes e inovadores. A Pontiac, que naqueles anos ainda fazia parte da General Motors (GM), buscava novas maneiras de expandir sua gama e se diferenciar da concorrência.
E neste contexto nasceu a ideia do Tempest Monte Carlo. Baseado na nova plataforma Tempest, concebida para competir no crescente mercado de carros de médio porte, o conceito foi projetado como a mistura perfeita da elegância dos carros esportivos europeus e da potência dos grandes motores americanos.
O Tempest Monte Carlo Concept foi projetado a partir de um Tempest de produção da década de 1960, modificado para se tornar um fastback esportivo com linhas elegantes e aerodinâmicas claramente inspiradas no design europeu e equipado com um grande motor V8 debaixo do capô.
Com formas fluidas, apresentava uma grade de dimensões generosas, combinada com detalhes cromados escolhidos para transmitir elegância na estrada; e tudo complementado por um interior luxuoso com bancos de couro e acabamento em madeira genuína.
Apresentação bem-sucedida
O Pontiac Tempest Monte Carlo Concept foi apresentado pela primeira vez ao público em 1962 no Salão de Chicago. Naquele evento, o carro imediatamente atraiu atenção por sua combinação única de estilo europeu e mecânica americana.
A resposta do público foi mais do que positiva, mas logo após o evento, a General Motors anunciou sua decisão de descontinuar o projeto devido a dúvidas sobre o real sucesso de um carro com uma carroceria tão ousada e ao fato de que poderia acabar sendo muito caro para ser produzido.
Apesar disso, seu estilo pioneiro influenciou outros carros da marca nos anos seguintes, como o famoso GTO e o Firebird. O veículo está atualmente à venda na concessionária Hunting Ridge Motors em Mt. Kisco, New York.