1952 - PORSCHE 356 AMERICA ROADSTER
O ano de 2023 está sendo muito importante para a Porsche, ao celebrar o 75º aniversário de sua fundação, motivo pelo qual está realizando diferentes eventos para comemorar essa efeméride. Uma excelente ocasião para lembrar o Porsche America Roadster de 1952, um dos modelos mais desconhecidos e raros da marca alemã.
O sucesso da Porsche está muito ligado à figura de Max Hoffman, que introduziu a marca nos Estados Unidos na década de 50 do século passado. Mas também ao de pilotos como John von Neumann, que também trabalhou como distribuidor da fábrica.
Portanto, faz sentido que este raro Porsche America Roadster de 1952 tenha se convertido no trigésimo quarto veículo que entra no seleto Registro Nacional de Veículos Históricos, administrado pelo Departamento do Interior dos Estados Unidos, e gerenciado pela Fundação de Condutores Hagerty para preservar o patrimônio automobilístico do país.
O anúncio foi feito no último dia 10 de junho, no Porsche Experience Center de Atlanta. Com o número de chassi 12336, este America Roadster foi um dos 16 carros com a carroceria de alumínio, baseados no 356, construídos pela Porsche especificamente para os pilotos norte-americanos. Von Neumann correu com este exemplar e conseguiu várias vitórias.
O carro foi adquirido por Robert Ingram em 2009, já falecido. Seu filho, Cam Ingram, o restaurou em 2018 e, pouco depois, ficou com o terceiro prêmio de sua classe no Pebble Beach Concours. No próximo mês de setembro estará exposto no National Mall de Washington D.C., durante o evento anual ‘Cars at the Capital’ que é organizado pelo Registro Nacional de Veículos Históricos.