1956 - PORSCHE 550 SPYDER #0079
Este esportivo alemão da década de 50 é considerado como um dos mais especiais já fabricados pela Porsche em sua história e, em geral, da história do automóvel. A marca de Zuffenhausen produziu apenas 90 exemplares deste modelo de dois lugares sem teto que permaneceu no mercado durante três anos. Na semana passada foi vendido pela casa de leilões Gooding & Company, em Londres, um Porsche 550 Spyder que esteve abandonado por 30 anos e cujo preço alcançou a cifra de 2.025.000 de libras esterlinas.
Este Porsche 550 Spyder corresponde à unidade 79 das 90 fabricadas e permaneceu 30 anos abandonado em um galpão. Seu dono, cuja identidade não foi revelada, o encontrou e o vendeu sem restaurar e sem o tanque de combustível. Pouco mais se sabe deste carro, apenas que pertenceu ao piloto suíço Heinz Shiller, que o comprou em 1956 e dois anos depois o vendeu ao seu amigo Edouard Margairaz. Embora, posteriormente, tenha passado por mais mãos.
Originalmente, este Porsche 550 Spyder era vermelho brilhante, com o interior exibindo um estofamento com quadros brancos e vinis beges. No entanto, muito poucos diriam agora que se trata de um 550 Spyder. O vermelho foi substituído pelo cinza prata e parte da carroceria procede de um Porsche RS-60 da década de 60. Tampouco o motor pertence ao mítico esportivo de dois lugares: o 1.5 litros de 110 cv original foi substituído por um bloco de 1.7 litros com duplo comando de válvulas. Todas estas modificações, fizeram com que a casa de leilões estimasse um preço de venda entre 1.25 e 1.75 milhões de libras esterlinas.
Porém há mais. Normalmente, o leilão de um 550 Spyder costuma superar os quatro milhões de libras esterlinas. Mas esta unidade 79 tem um ‘pequeno’ problema: não arranca. Pelo menos, por enquanto. O carro foi vendido da forma como foi encontrado e não possui o tanque de combustível nem carburadores. De modo que seu novo dono terá que gastar mais dinheiro para que volte a circular.
O carro foi leiloado durante o Concours of Elegance at Hampton Court Palace de Londres, um evento que a cada ano mostra e vende uma seleção dos carros mais excepcionais do mundo.