1958 - PORSCHE 550A SPYDER I
Um dos carros que terá mais destaque no leilão da Bonhams em Scottsdale (Arizona), no próximo dia 18 de janeiro, será este Porsche 550A Spyder de 1958, um modelo que por si só já é raro e valioso, mas que nesse caso se torna uma peça única, pois se trata de uma das poucas unidades utilizada pela própria marca em competições. Portanto é um veículo oficial.
Com o número de chassi 0145, este exemplar conta em seu currículo com um segundo lugar em sua classe e quinto na geral das 24 Horas de Le Mans, e as vitórias em sua classe nos 1.000 km de Nürburgring, nas 12 Horas de Reims, na Zandvoort NAV Race e inclusive no Grande Prêmio da Holanda. Acredita-se que este exemplar é o único dos 550 que chegou a competir em um Grande Prêmio.
Um histórico como esse o faz se destacar muito entre os outros chassis sobreviventes do modelo, do qual foram fabricados tão somente 90 exemplares e dos quais 43 foram propostos ao uso particular, portanto, não destinados a grandes competições. Sua raridade e seu histórico tornam o modelo em um dos mais desejados veículos de coleção da marca alemã.
No ano passado um exemplar de melhor currículo conseguiu bater todos os registros anteriores e alcançou o incrível lance de 4.77 milhões de libras esterlinas durante um leilão em Goodwood. Esse modelo tinha a peculiaridade de ser o último exemplar fabricado do modelo e gozava de um histórico esportivo invejável, além de um estado de conservação magnífico. Assim como a unidade que aparece nas imagens, para o qual a Bonhams não quis revelar por enquanto nenhuma estimativa de preço.
O 550 Spyder era um fenômeno em sua época. Até o ponto que a SCCA (Sports Car Club of America) proibiu o modelo em suas competições alegando que realmente não era um veículo de produção. Mais tarde se soube que vetaram o modelo por ser tão bom, e que somente pretendiam dar ao resto dos competidores uma oportunidade.
O Porsche 550 Spyder dispunha de um tamanho e peso muito reduzidos, daí seu desempenho. Era fabricado em alumínio, tanto chassi como carroceria, mostrando um peso na balança de somente 590 quilos no seco. Contava com um motor de quatro cilindros boxer, montado atrás dos bancos com a transmissão na continuação. Seus 110 cv lhe permitiam alcançar os 220 km/h e precisava de somente 7 segundos para atingir os 100 km/h.