1964 - PORSCHE 904 CARRERA GTS

Entre os inúmeros veículos de coleção que estão sendo leiloados nos eventos paralelos ao de Pebble Beach nesta semana em Monterey, encontramos este Porsche 904 Carrera GTS de 1964, um dos poucos exemplares fabricados desse modelo de competição, dos quais somente poucos foram homologados pela marca para poder rodar nas estradas, como nesse caso, para poder cumprir com a norma do Grupo 3.
O Porsche 904 nascia oficialmente no final de 1963 com o nome de Carrera GTS, como substituto do Porsche 718 clássico. Seu destino eram os circuitos do campeonato GT e só foram produzidos 106 exemplares entre 1964 e 1965, dos quais, somente uns poucos receberam as modificações necessárias para poderem ser licenciados e rodarem em vias públicas. Razão pela qual a unidade que será leiloada pela Gooding & Company esta semana em Pebble Beach é muito especial.
Seu estado é excelente, apesar de haver tido um longo histórico esportivo e de proprietários nestes mais de 50 anos, por isso que não é de estranhar que a casa de leilões lhe estime um valor em torno de 1.8 milhões de dólares. Sua raridade e estado justificam esse preço.
Segundo informações da Gooding & Company, este exemplar de duplo tom foi utilizado frequentemente em competições entre 1964 e 1967 nos Estados Unidos, em eventos da SCCA e as USRRC Racing Series da costa leste por diversos pilotos e com várias vitórias em seu currículo, vitórias estas tanto gerais como em sua própria classe.
Há alguns anos foi submetido a uma complexa e completa restauração em um especialista dos Estados Unidos, e desde então tem sido mostrado em vários concursos de elegância e exposições de esportivos clássicos.
Tanto o chassi como todos os seus elementos são originais, incluindo o motor de 4 cilindros e 2.0 litros que produzia originalmente 202 cv a 7.000 rpm. Contava com freios a disco nas quatro rodas e uma transmissão manual de cinco velocidades. Seu desempenho era realmente bom para a época, conseguindo acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos com uma velocidade máxima de 260 km/h.