1997 - PORSCHE 911 GT1

A história do Porsche 911 abrange todo tipo de versões e edições especiais. No entanto, se falamos de versões de competição, talvez a mais notável seja o Porsche 911 GT1, um veículo do qual foram criadas apenas vinte unidades. Além de exclusivo, também teve um grande sucesso nas corridas, o que o torna hoje um artigo de coleção e que são raras as vezes que surgem à venda. E quando isso acontece, como este exclusivo Porsche 911 GT1 de 1997, são vendidos por valores milionários.
O carro que aparece nas imagens está atualmente à venda na Tom Hartley JNR, um especialista britânico em carros de luxo e coleção. De acordo com o anúncio de venda, trata-se de um dos menos de 10 carros de corridas GT1 para clientes que existem atualmente. Foi adquirido novo em 1997 por seu primeiro proprietário, que o conservou até 2013. Em seguida foi vendido outras duas vezes até acabar na garagem do seu atual dono.
Este 911 GT1 de 1997 é um triplo ganhador do Campeonato GT Canadense. Também é o único chassi que saiu de fábrica com especificações ‘EVO’, enquanto que o resto das unidades foram adaptadas tempos mais tarde. Neste caso, está equipado com o motor boxer biturbo de 6 cilindros e 3.2 litros montado em posição central traseira, algo inédito em um Porsche na época, com uma potência de 544 cv e um torque máximo de 600 Nm. Alcança uma velocidade máxima de 310 km/h.
O último proprietário deste exclusivo Porsche 911 GT1 de 1997 foi o responsável em realizar uma restauração completa e uma conversão às especificações de rua, cortesia do especialista Lanzante. Segundo a Tom Hartley JNR, é um dos dois únicos exemplares convertidos a especificações de estrada e o único atualmente registrado (com matrícula).
Junto com o carro, o comprador receberá um informe detalhado da história do chassi realizado por John Starkey, conhecido historiador e autor da Porsche. Além disso, estão incluídos todos os elementos para devolvê-lo à sua configuração de circuito. Não foi informado o seu preço de venda, mas comenta-se que poderá rondar o equivalente a 90 milhões de reais.