2021 - PORSCHE 911 GT3 BASED ON 956 LE MANS WINNER IN 1985
No ano de 1985, o piloto italiano Paolo Barilla foi proclamado vencedor absoluto das 24 Horas de Le Mans no comando de um Porsche 956 privado. Um triunfo que a Porsche agora presta uma homenagem usando como protagonista um dos modelos mais interessantes que formam a linha do fabricante de Zuffenhausen. No âmbito do seu 60º aniversário, Barilla foi o primeiro cliente a realizar um projeto de carro completo junto com a equipe da Porsche Exclusive Manufaktur. O modelo usado como ponto de partida não foi outro que o Porsche 911 GT3.
O novo 911 GT3 que entrou em cena faz relativamente pouco tempo, foi devidamente personalizado para poder prestar uma homenagem à ‘máquina’ com a qual Barilla prevaleceu em uma das provas automobilísticas mais famosas do mundo. Agora, vamos ver os detalhes que o diferenciam de um 911 GT3 convencional.
Basta dar uma rápida olhada nas imagens, e mais concretamente naquelas que mostram ambos os modelos, para descobrir quais são os traços distintivos que exibe o 911 GT3 modificado. Além do característico aspecto de corridas em amarelo, branco e preto, leva o número 7 no capô e nas portas.
Outros elementos de destaque são o aerofólio traseiro e a alavanca de câmbios, já que foram reinterpretados e desenvolvidos de forma independente. Também é importante destacar o defletor dianteiro e as molduras redondas dos faróis, já que também estão pintados na cor especial amarelo Summer Yellow. Além disso, conta com rodas de porca central inspirada nas do Porsche 956 que ganhou em Le Mans.
As rodas do 911 GT3 são brancas no eixo dianteiro devido ao fato de que as do 956 tinham lâminas aerodinâmicas brancas. É um claro aceno a esses elementos aerodinâmicos. Por sua parte, as rodas do eixo traseiro estão pintadas em um tom dourado da época. Aliás, nas laterais foi gravada a inscrição ‘PB 60’ que faz referência às iniciais e a idade de Paolo Barilla.
Quanto ao habitáculo, somos rapidamente envolvidos pelo ambiente próprio de um carro de corridas. As placas das soleiras das portas são novas e exibem a inscrição 956 e Le Mans 1985. A cor preta é a protagonista e contrasta com a moldura decorativa amarela na parte do painel situada na frente do passageiro. Nos apoios de cabeça dos bancos pode ser encontrado o logo e o circuito de 1985 bordados. E a mencionada alavanca de câmbios, é elaborada de uma peça feita na medida.