2021 - PORSCHE 911 GT3 CUP
Se existe uma marca ligada estreitamente com os campeonatos de turismos ao redor do mundo, essa é a Porsche, que a ponto de iniciar o ano de 2021 acaba de revelar as primeiras imagens daquele que será o seu novo Porsche 911 GT3 Cup, versão completamente preparada para as pistas, construída sobre a base da geração 992 do icônico modelo alemão.
Embora este modelo seja amplamente conhecido no mundo automobilístico por competir no campeonato Porsche Mobil 1 Supercup, nesta ocasião o modelo será lançado além do seu campeonato local para competir em provas esportivas da Alemanha, França, Ásia e pela primeira vez, no campeonato ESL Benelux dos Estados Unidos, onde esperam seguir enchendo suas salas de troféus.
Mecanicamente não há mudanças significativas na configuração do motor, já que conta com o mesmo bloco de 6 cilindros aspirado naturalmente, que teve agora sua potência máxima incrementada até os 517 cv e 470 Nm de torque, que chegam diretamente às rodas traseiras através de uma transmissão sequencial. O mais impactante é que estas cifras podem ser alcançadas utilizando combustíveis sintéticos que reduzem em grande parte as emissões de CO2 e com isso consegue baixar até 1% seus tempos de volta em relação ao modelo anterior.
Esteticamente, o modelo exibe uma nova parte traseira que se estende até os 1.902 mm, ou seja, 28 mm a mais que o modelo anterior, enquanto que na frente o eixo dianteiro alcança uma envergadura de 1.920 mm. Esta extensão na largura do veículo permite a utilização de pneus com 305 mm na frente e 330 mm de largura atrás, com os quais se manterá grudado ao solo, trabalhando em conjunto com o enorme aerofólio traseiro e com os novos elementos aerodinâmicos sobre a parte dianteira completamente ajustáveis.
Graças a uma construção leve, com uma carroceria 70% em aço e 30% em alumínio, acompanhada por portas, capô e aerofólio feitos de fibra de carbono, que se complementam com um habitáculo pensado para as corridas. Com apenas uma tela a cores, controles iluminados e um novo volante também de fibra de carbono, o modelo alcança um peso máximo seco de somente 1.260 kg, que ajuda também a melhorar seu desempenho na pista.
A marca de Zuffenhausen anunciou, junto com as primeiras imagens deste modelo, que o preço de saída será de 225.000 euros (cerca de 1.4 milhões de reais) e que as entregas começarão a partir de fevereiro de 2021.