2022 - PORSCHE 911 RSR GTE-PRO FINAL EDITION
Os dois 911 RSR da equipe Porsche GT se despedirão da categoria GTE-Pro do Campeonato do Mundo de Resistência FIA (WEC) exibindo uma decoração específica.
Na prova final do campeonato, que acontecerá em Bahrein, os dois Porsche estarão vestidos com as chamativas cores que estiveram presentes durante os últimos dez anos neste modelo GT de competição. Aqui estão incluídos desde o design clássico da Porsche Motorsport até o mítico Pink Pig. A corrida de oito horas será disputada no circuito de Sakhir, no próximo dia 12 de novembro.
Sobre uma base de cor branco, os dois 911 RSR apresentados pela Manthey contarão com faixas vermelhas, azuis, rosas, pretas, douradas e cinzas, tanto na parte dianteira como nas laterais e no aerofólio traseiro. Na seção superior do para-brisa se pode ler a palavra ‘goodbye’ em letras pretas sobre fundo branco e vice-versa. As 16 vitórias em sua categoria conseguidas desde 2013 estão imortalizadas nos arcos de roda. E no teto estão escritos os nomes de todos os pilotos oficiais que competiram com o 911 RSR nos últimos dez anos, junto com a palavra ‘adeus’ no idioma nacional das respectivas sedes do campeonato mundial onde o 911 RSR correu.
“Nossos carros chamarão muito a atenção na prova final da WEC. Estou ansioso para ver como os fãs vão reagir”, diz encantado Thomas Laudenbach, Vice-presidente da Porsche Motorsport. “A categoria GTE-Pro do Campeonato do Mundo de Resistência será encerrada no final da temporada 2022. Este será, portanto, o último evento com o 911 RSR da equipe oficial. Para esta ocasião tão especial, nossa equipe criou um design que, na minha opinião, representa perfeitamente a história e os êxitos da última década. E em Bahrein esperamos colocar a cereja no bolo: nosso objetivo é ganhar a corrida e os títulos de construtores e pilotos”.
“O final da temporada em Bahrein se apresenta muito emocionante para toda a equipe”, diz Alexander Stehlig, Diretor de Operações da Porsche na WEC. “Nos últimos anos, os mecânicos, engenheiros e pilotos protagonizaram muitos momentos destacados na categoria GTE-Pro. Nosso Porsche 911 RSR sempre foi um dos carros mais populares e bem-sucedidos do grid. Agora que este grande programa chega ao seu final, gostaríamos de terminar no mais alto estilo. E não só no aspecto esportivo, mas também no plano estético. Creio que conseguimos o design perfeito, com uma combinação ideal de estilo moderno com cores históricas”.
A participação oficial da Porsche na categoria GTE-Pro, que deixará de existir no ano que vem, encerra com a corrida número 62 desde 2013. No entanto, o Porsche 911 RSR seguirá competindo na WEC a partir de 2023, dentro da categoria GTE-Am.
Por outro lado, na próxima temporada, o Porsche 963, o novo protótipo da recém-criada categoria LMDh, fará sua estreia nos campeonatos IMSA e WEC. Ele fará isso dentro da equipe Porsche Penske Motorsport, com a intenção de lutar pela vitória absoluta em corridas lendárias como Le Mans, Daytona e Sebring, entre outras.