2017 - PORSCHE 919 STREET CONCEPT

Esta é uma das iniciativas promocionais mais curiosas realizadas pela marca alemã nos últimos tempos. Embora esta não seja a primeira vez que a Porsche revela protótipos ou estudos de design do passado, nesta ocasião surge um número muito elevado de projetos secretos que foram revelados de maneira simultânea e, além disso, todos eles muito recentes. Na maioria dos casos são veículos tremendamente chamativos, tanto por estética como por conceito.
De acordo com a marca alemã, serão no total 15 os projetos que serão revelados nos próximos dias e que serão destaque em um livro que terá o mesmo título da iniciativa: #PorscheUnseen.
O Porsche 919 Street tratava de ser exatamente o que diz o seu nome, um Porsche 919 para as ruas. Ou seja, em algum momento dos últimos anos, alguém com capacidade de decisão dentro da empresa teve a feliz ideia converter o radical Porsche 919 Hybrid, um dos modelos de competição mais radicais e bem-sucedidos dos últimos tempos, em um modelo de rua matriculável. De modo que não estamos falando de um radical esportivo dotado de tecnologia de competição, mas de uma versão homologável do modelo de corridas que poderia ser adquirida pelos endinheirados para circular por estradas abertas. Algo similar ao que empresas como Dauer e Schuppan fizeram com o Porsche 962, um antecessor muito distante do 919 Hybrid, que também arrasou em provas de resistência.
Desta maneira, os designers da Porsche criaram uma espécie de versão civilizada do Porsche 919, do qual não só herdava sua plataforma e mecânica híbrida baseada em um motor V4 de 2.0 litros sobrealimentado, mas também seu estreito habitáculo com o banco do piloto no centro e grande parte do seu esquema aerodinâmico. O modelo é tremendamente parecido com o bólido de competição, embora conte com faróis dianteiros de maior tamanho, um conjunto de rodas de rua e na parte traseira desaparece o enorme aerofólio que dá lugar a um menor integrado na carroceria que conecta os arcos de roda traseiros e serve de suporte para as lanternas traseiras em linha.
A marca alemã não revelou as possíveis especificações deste modelo, mas tendo em conta suas características especiais, podemos supor que se chegasse às ruas teria se tornado no hiperesportivo mais radical e de maior desempenho do mercado. Talvez esta fosse a resposta da Porsche a modelos como o Aston Martin Valkyrie e o Mercedes-AMG ONE. Embora também fosse uma boa base para a futura categoria Hypercar da WEC.