1987 - PORSCHE 928 STUDIE H50

Após a concepção do Shooting Brake 928-4, a Porsche decidiu seguir no mesmo conceito, mas torná-lo mais versátil, com a aplicação de duas pequenas portas traseiras, que abriam em sentido oposto das portas dianteiras, muito ao estilo do Mazda RX-8 que chegou ao mercado anos mais tarde.
Com a denominação Porsche 928 Studie H50, o projeto teve início em 1986, com duas versões diferentes da parte traseira sendo discutidas em Zuffenhausen. Em 1987, o produto final é elaborado e testado, visando mesmo a sua produção em série, acabado em uma cor lilás e com um comprimento maior, para melhorar o espaço interior traseiro, com base no chassi do 928 S4. A mecânica também teve origem na mesma fonte, equipando um motor V8, com duplo comando de válvulas em cada cabeçote e 5.0 litros de cilindrada, desenvolvendo 330 cv.
Como curiosidade, este projeto foi desenvolvido em conjunto com a AMG, na época ainda independente da Mercedes-Benz, e a sua construção foi realizada pela American Sunroof Corporation, também conhecida por ASC, fundada por Heinz Prechter, que tinha uma grande relação com a marca alemã.
No entanto, em 1989, foi decidido não avançar com a produção em série, tudo porque após mais de 8.000 km de testes, os engenheiros chegaram à conclusão que a rigidez estrutural do chassi do 928 ficava bastante comprometida e não foi do agrado da marca. O único protótipo construído ficou guardado, não vendo a luz do dia por mais de 25 anos. Hoje, está em exposição no Museu da Porsche.