1985 - PORSCHE 959 PROTOTYPE

O Porsche 959 é, talvez, uma das maiores obras de engenharia automotiva construídas na década de 1980. Não só representa uma das pontas de lança da Porsche, como também contribuiu para revolucionar o segmento dos esportivos e foi capaz inclusive de ganhar o Rally Paris-Dakar e de competir nas 24 Horas de Le Mans. Para chegar a esse nível técnico tão avançado, os engenheiros de Zuffenhausen tiveram que trabalhar e projetar vários protótipos. Hoje, um dos 12 protótipos iniciais do Porsche 959 se encontra à venda na Alemanha.
Os primeiros protótipos do 959 pertencem à Serie F. Foram criadas apenas uma dezena de unidades que viram à luz antes inclusive dos carros de pré-produção da Série V e os veículos piloto da Série N. Todos os protótipos se diferenciam entre si, com um objetivo bem definido. Um dos exemplares pertencentes à Série F atualmente está à venda e, na realidade, é um dos poucos que hoje em dia sobrevivem.
O protótipo do Porsche 959 que aparece nas imagens está terminado em vermelho rubi e apresenta uma carroceria quase idêntica à do modelo de produção. O carro foi fabricado em 1985 para realizar testes de sistemas elétricos e de climatologia extrema. Foi testado na Europa e na costa oeste dos Estados Unidos, em uma fase de desenvolvimento onde foram testados diferentes projetos interiores, incluindo um com bancos diferentes daqueles que chegaram finalmente à linha de montagem.
A Porsche destruiu a maior parte dos 12 protótipos iniciais do 959 antes que o carro fosse lançado no mercado. Uma vez finalizada a fase de desenvolvimento, o protótipo foi enviado aos Estados Unidos durante a segunda metade dos anos 80. Ali, foi exibido em um concessionário Porsche antes de viajar ao Japão, Bélgica e Reino Unido. Atualmente se encontra na Alemanha, onde está à venda nas instalações dos especialistas da Mechatronik.
As diferenças principais em relação ao 959 final encontram-se na ausência da direção assistida, tampa de combustível e suspensão com altura regulável. Tampouco tem encostos nos bancos traseiros, retrovisor no lado do acompanhante, alarme e lavador de para-brisas. O cabeamento adicional localizado debaixo do banco do passageiro e os pontos de montagem rígidos para os equipamentos de testes eletrônicos são uma demonstração a mais de que este carro é um dos 12 protótipos iniciais do Porsche 959.
Atualmente está buscando comprador. O motor boxer biturbo de 2.85 litros desenvolve 450 cv de potência e 500 Nm de torque máximo. Conta com uma transmissão manual de 6 velocidades e um sistema de tração total. O protótipo acumula 26.520 quilômetros rodados nos últimos 36 anos e a etiqueta de preço não foi revelada.