1987 - PORSCHE 962 C

Há algumas semanas, mostramos aqui um Porsche 962 de competição que havia sido adaptado para um uso em estrada e está à venda por nada menos que 995.000 dólares, e hoje trazemos outro Porsche 962 C de corridas, embora neste caso totalmente original e recém-restaurado.
O exemplar em questão, nascido em 1987, foi pilotado pelo mítico Hans-Joachim Stuck, e acaba de ser restaurado pelo departamento Porsche Heritage and Museum da marca de Zuffenhausen.
Seu aspecto inclusive parece até melhor que quando saiu da fábrica. Cabe destacar que este 962 C foi fabricado originalmente no centro de desenvolvimento da marca em Weissach, há mais de três décadas, e neste caso tiveram que fabricar novamente algumas das peças originais.
O processo de restauração por parte da própria Porsche levou um ano e meio de trabalho, e uma vez completado o carro, a marca quis reuni-lo com Stuck, que o pilotou em sua época, com seu engenheiro de pista, Norbert Singer, e com seu designer, Rob Powell, responsável por essa decoração da Shell e Dunlop em vermelho e amarelo.
O Porsche 962 é um dos carros de corridas mais bem-sucedidos da história da empresa, mas cabe destacar que foi também um dos primeiros projetos em que começaram a ser utilizadas transmissões semiautomáticas de dupla embreagem.
Atualmente este tipo de transmissão está disponível em qualquer modelo a combustão da linha Porsche, na forma da genial transmissão automática PDK, mas na época era uma verdadeira inovação no mundo das corridas.
Este 962 C ganhou em 1987 o certame ADAC Würth Supercup, com Stuck ao volante, e durante os anos seguintes foi utilizado para todo tipo de testes pelo departamento de aerodinâmica da marca em Weissach.
“O 962 C foi um dos poucos carros que me deixaram conduzir sozinho, sem companheiros de equipe, e com a regulagem exata que eu queria. Você nunca esquece de um carro como este. Em 2022 celebraremos o 40º aniversário do Grupo C com estilo!”, comentou o próprio Hans-Joachim Stuck.