2019 - PORSCHE BAJA 911

A Porsche é uma empresa muito reconhecida no automobilismo, pois conta com centenas de vitórias nos circuitos de todo o mundo, e já conquistou a lendária corrida das 24 Horas de Le Mans em 19 ocasiões.
Seus êxitos foram sobre o asfalto e poucas vezes foram conquistados fora dele. No entanto, a marca teve uma breve passagem por outras categorias durante as décadas de 1970 e 1980, onde foi vencedor no Rally Paris-Dakar de 1984 e 1986, com os Porsche 953 e 959, respectivamente.
Para lembrar essa época, o preparador TJ Russell criou uma peça única, o chamado ‘Baja 911’, baseado em um 964 Carrera Cabriolet usado. Este veículo não deixa ninguém indiferente, sendo tão peculiar como espetacular.
Apresentado pela primeira vez no SEMA Show de 2019, este Porsche 911 possui um motor boxer aspirado de 6 cilindros, refrigerado a ar, que se combina com uma transmissão manual tomada de um 911 Turbo da geração 996.
O propulsor conta com algumas modificações desenvolvidas em colaboração com a Rothsport Racing. O bloco passa dos 3.6 litros de cilindrada de série para 3.8 litros, e agora entrega um total de 370 cv de potência e 420 Nm de torque máximo, que são enviados às rodas traseiras, embora exista a possibilidade de contar com tração total.
O preparador afirma em seu website que pode atender qualquer solicitação no que diz respeito ao motor, embora a especificação anteriormente citada é a recomendada.
O chassi e a suspensão foram reforçados para suportar a aspereza do terreno por onde circule, embora a construção em alumínio da maioria dos componentes tenha permitido reduzir consideravelmente o peso. O Porsche 911 do qual deriva marca 1.441 kg na balança, enquanto que esta unidade baixa essa cifra em 181 kg, para um total de 1.270 kg.
Em relação ao interior, este Porsche possui uma tela digital Motec, para monitorar todos os parâmetros, assim como painéis de controle da mesma marca. Estes elementos eletrônicos se alimentam por um módulo de distribuição de energia também da Motec, e conta com várias opções para o ar-condicionado, a navegação e a equipe de som estéreo, a fim de que cada cliente selecione a versão que melhor se adapta às suas necessidades.
Se alguém quiser adquirir uma unidade deste Porsche todo-terreno, é bom preparar a carteira, pois tem um preço próximo aos 400.000 dólares na versão mais básica, enquanto que se for equipado ao máximo, o desembolso alcança os 650.000 dólares.