1994 - PORSCHE C88 CONCEPT
No Porsche C88, o ‘C’ significava China e ‘88’ simboliza a boa sorte e a fortuna na cultura do país asiático. O carro foi apresentado em 1994 em Pequim e contava com um motor de 4 cilindros e 1.1 litros com 68 cv, transmissão automática de 4 velocidades, tração dianteira, aceleração de 0 a 100 em 16 segundos e 161 km/h de velocidade máxima.
Na verdade, este carro nem parece um Porsche. Nem sequer tinha o famoso emblema, mas não, não houve nenhum erro, porque o veículo foi concebido para ser comercializado no mercado chinês. Trata-se de uma criação da Porsche Engineering Services como resposta a um convite feito pelo governo chinês a cerca de 20 fabricantes de automóveis estrangeiros para que projetassem um carro barato.
Este sedan acessível foi a solução proposta pela marca alemã, que inicialmente planejou um compacto de três portas e depois um segundo carro que teria sido compatível com vários estilos de carroceria: sedan, wagon e pick-up. O C88 foi o único que foi construído em escala real, já que as propostas anteriores se limitaram a simples esboços.
Embora tenha sido desenvolvido principalmente para o mercado chinês, o C88 - com 4.03 metros de comprimento, 1.62 de largura e 1.42 de altura - também foi projetado como um produto que pudesse ser comercializado na Europa, já que cumpria com a norma de emissões e segurança do Velho Continente.
Os engenheiros da Porsche precisaram de apenas quatro meses para desenvolver o sedan. No final, o governo chinês cancelou todo o projeto de carro barato, de modo que os esforços dos fabricantes, incluindo também Mercedes-Benz, Ford e Chrysler, foram em vão.
Se tivesse sido produzido, o sedan da Porsche teria sido oferecido com uma transmissão automática de 4 velocidades mais moderna e um motor diesel de 1.6 litros mais potente que os do protótipo. Em relação à segurança, teria contado com airbags para o condutor e o passageiro, além de ABS.
Assim como o exterior, o habitáculo era bastante rudimentar e só incluía o básico. Para não sair do orçamento, a Porsche projetou um painel arredondado com um console central curvado. Como curiosidade, a tela digital era um adesivo. Também havia um relógio analógico à direita da tela do condutor, rodeado por um grupo redondo de luzes de advertência e indicadores.
Em relação ao logotipo, foi específico e ilustrava uma família de dois membros e uma criança. Durante a breve fase de desenvolvimento, os engenheiros tiveram em mente o Volkswagen Beetle original, já que queriam criar um carro simples e confiável que levasse as pessoas do ponto A ao ponto B.
E mais, Porsche recebeu aportes de um técnico e um engenheiro da China enquanto criava o C88 para atender melhor o mercado local, já que estas pessoas entendiam melhor o que os clientes daquele país buscavam. Provavelmente é um dos modelos criados pela Porsche mais raros já conhecidos.