2020 - PORSCHE CAYENNE GTS

A linha SUV da marca de Zuffenhausen dá as boas-vindas a seus dois novos integrantes. Acabam de ser apresentados os novos Porsche Cayenne GTS e Porsche Cayenne GTS Coupe. O crossover de luxo e sua versão de carroceria coupe somam à sua oferta a interessante versão GTS, que oferece um plus de dinamismo e sobretudo de exclusividade. O que é mais relevante, com relação ao Cayenne GTS anterior, há grandes novidades.
Em primeiro lugar, dando uma olhada no design exterior e interior, as versões GTS se diferenciam de um Cayenne e Cayenne Coupe convencional pelo fato de que ambos os modelos equipam de série o pacote Sport Design, o que adiciona inúmeros detalhes no tom preto. Os novos Cayenne GTS equipam também rodas RS Spyder Design de 21 polegadas com um acabado em preto brilhante.
Também chama a atenção os faróis de LED com o Porsche Dynamic Light System (PDLS) e as lanternas traseiras escurecidas. As entradas de ar frontais estão pintadas de preto assim como as molduras dos vidros laterais e as saídas do sistema de escape esportivo.
Com relação ao interior dos novos Cayenne GTS somos envolvidos por um ambiente onde se respira luxo, conforto, esportividade e exclusividade. Os materiais de primeira qualidade, como a Alcantara e o alumínio escuro polido fazem ato de presença. O pacote interior GTS oferece diversas opções de personalização, como os detalhes adicionais em vermelho carmim e crayon para elementos como as costuras dos estofamentos. Não podemos ignorar os bancos esportivos de série, que contam com regulagem elétrica.
Por outra parte, e como caberia esperar, o chassi dos novos Cayenne GTS conta com um ajuste específico. A suspensão com molas de aço incluídas de série, permite reduzir a altura do veículo em 20 milímetros e incorpora o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM), que controla de forma ativa a rigidez do amortecimento. Também traz consigo de série o sistema Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Para controlar este monstro sobre rodas optou-se por discos de freio fundidos e pinças vermelhas de grande tamanho.
Opcionalmente se pode completar o ajuste com o sistema de freios Porsche Surface Coated Brake (PSCB) com discos recobertos de carboneto de tungstênio e com o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB). A suspensão pneumática de três câmaras também é opcional.
Sem dúvidas a grande novidade que trazem consigo os novos Cayenne GTS é que a Porsche decidiu deixar de lado o motor V6 biturbo de 3.6 litros usado pelo modelo anterior. Debaixo do capô encontramos agora um motor a gasolina V8 4.0 litros biturbo que desenvolve uma potência de 460 cv e 620 Nm de torque máximo. Com relação ao Cayenne GTS anterior, temos um aumento da potência em 20 cv e 20 Nm.
Com o pacote Sport Chrono, tanto o Cayenne GTS como o Cayenne GTS Coupe são capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 270 km/h. O motor V8 está acoplado a uma transmissão automática Tiptronic S de 8 velocidades com um ajuste perfeito.