2022 - PORSCHE GT4 ePERFORMANCE
O Porsche GT4 ePerformance 100% elétrico começou sua turnê mundial no famoso Festival da Velocidade de Goodwood. Com essa turnê a marca de Zuffenhausen pretende destacar o potencial deste conceito de veículo para as competições em que poderá participar.
O percurso de exibição na subida de 1.9 quilômetros do parque propriedade de Lord March, no condado de West Sussex (sul da Inglaterra), foi o início da turnê mundial com o GT4 ePerformance que continuará nos próximos dois anos. O objetivo é mostrar este conceito de veículo vanguardista, assim como suas possibilidades em competição, às equipes cliente, aos parceiros e aos responsáveis pela tomada de decisões no automobilismo.
O GT4 ePerformance tem implementados componentes tecnológicos do Porsche Mission R Concept. No Salão de Munich de 2021, esse protótipo esboçou como poderia ser um GT totalmente elétrico para corridas de clientes. Ambos estão baseados no chassi do 718 GT4 Clubsport. Toda a tecnologia do motor elétrico e a bateria procedem do concept Mission R. Em termos de qualificação, sua potência poderá chegar a 1.088 cv (800 kW). Nas simulações de corrida alcança 612 cv (450 kW) constantes durante 30 minutos, ou seja, a duração de uma prova da Porsche Carrera Cup. Em termos de tempos por volta e velocidade máxima, o GT4 ePerformance está à altura da performance da atual geração do 911 GT3 Cup. Graças à tecnologia de 900 volts, com a capacidade máxima de carga a bateria pode carregar de 5 a 80 % em cerca de 15 minutos.
“O Festival da Velocidade é realmente impressionante. É um grande evento para os entusiastas dos automóveis e uma meca do automobilismo como nenhum outro na Europa”, afirma o piloto oficial da Porsche, Richard Lietz, que conduziu o protótipo elétrico em Goodwood. “Eu já conhecia o GT4 ePerformance pelos testes realizados. É extremamente rápido e muito divertido de conduzir. Assim é como imagino o GT de propulsão elétrica para competição do futuro. Sua aerodinâmica está projetada para ser eficiente, porque o carro precisa ser capaz de aguentar toda a distância da corrida. Ele é mais confortável nos circuitos que nas provas de montanha, como essa de Goodwood. Por isso, um tempo de 45.5 segundos e o segundo lugar na classificação geral encaixam em nossas expectativas”.
A Porsche redesenhou cerca de 6.000 peças para o Porsche GT4 ePerformance. Sob a direção do designer Grant Larsson, uma equipe da Porsche Style idealizou a forma do carro. A carroceria é fabricada, entre outros elementos, com materiais compostos de fibra natural, cuja produção pretende gerar menos emissões que a de materiais sintéticos equivalentes. Também são utilizadas fibras de carbono recicladas para testes. Ao redimensionar os para-lamas, ganha 14 centímetros em largura com relação a um 718 Cayman GT4 Clubsport. Isso permite que haja mais espaço para os pneus de competição Michelin, mais largos e de 18 polegadas. Os materiais renováveis constituem uma proporção especialmente alta destes pneus.
“O GT4 ePerformance abre um caminho às corridas de propulsão elétrica para clientes Porsche. Como primeiro passo, mostraremos este conceito a nossos parceiros globais”, afirma Oliver Schwab, Diretor de Projeto do GT4 ePerformance. “Junto com os pilotos, as equipes, os organizadores, as autoridades e outras partes interessadas, também estamos coletando ideias para os formatos de corridas da Porsche no futuro”.
O GT4 ePerformance Tour
Após sua estreia mundial no Festival da Velocidade de Goodwood, o GT4 ePerformance fará outras escalas internacionais, com um conteúdo diferente em cada lugar. No mundialmente famoso festival no sul da Inglaterra sempre há espaço para exibir a tradição da Porsche em competição. Depois de sua aparição no Reino Unido, a segunda etapa da turnê chegará no dia 20 de agosto de 2022 nas instalações da Porsche em Leipzig, onde será celebrado o 20º aniversário dessa fábrica. São instalações que contam com um circuito de 3.7 quilômetros que inclui trechos famosos de várias pistas do mundo. Na metrópole da Saxônia será mostrado o potencial do protótipo de corridas totalmente elétrico como modelo de negócio.
Os pneus de competição Michelin são compostos por 53% de materiais sustentáveis
A Michelin fornece pneus de competição para o Porsche GT4 ePerformance elétrico fabricados com 53% de materiais biológicos ou reciclados. Entre as matérias-primas de origem sustentável se encontram a borracha natural e a fuligem, que são recuperados dos pneus usados através de um método de processamento especial aplicado pela empresa associada Enviro. Outros materiais são baseados em cascas de laranja e limão, resina de pinho e óleo de girassol, assim como em resíduos metálicos.
Os pneus de competição que a Michelin desenvolveu especificamente para o GT4 ePerformance, deverão reduzir o impacto meio-ambiental ao longo de sua vida útil, desde o desenvolvimento, a produção, o transporte e o uso até a reciclagem. Daqui até 2050, a Michelin pretende fabricar todos os seus pneus com materiais sustentáveis. Já em 2030 deverá alcançar cerca de 40% na produção das marcas do grupo.
GT4 ePerformance Tour: os parceiros
A turnê mundial do protótipo elétrico conta com o apoio de sete parceiros. Todas as empresas implicadas utilizarão a turnê como plataforma para seguir avançando com a Porsche Motorsport na sustentabilidade. A DB Schenker é nova no projeto. O fornecedor líder mundial em logística aporta, entre outras coisas, serviços de transporte sustentáveis. A ExxonMobil, parceiro há algum tempo, participa através de sua marca Mobil mediante desenvolvimentos conjuntos no campo dos refrigerantes e lubrificantes de competição. A TAG Heuer, o fabricante suíço de relógios de luxo, apoia este e outros projetos da Porsche Motorsport na parte de cronometragem. Como parceiro tecnológico da Porsche Motorsport há muito tempo, a Michelin desenvolve pneus de competição especialmente sustentáveis para o GT4 ePerformance. A empresa de moda Hugo Boss é o fornecedor oficial de roupa para a equipe. As roupas contra o fogo dos pilotos e dos mecânicos são fornecidas pela marca de estilo de vida esportivo Puma, enquanto que as ferramentas da escuderia são fornecidas pela Hazet.