2021 - PORSCHE MACAN TRIBUTE

O Porsche Macan Tribute é uma edição especial que a marca alemã lançou na Espanha, prestando homenagem a alguns dos êxitos mais importantes dos últimos anos em competição da Porsche, vestindo a carroceria do SUV esportivo com as decorações e as cores dos homenageados.
Um plus que reforça a linha do Porsche Macan, que se encontra à espera de um novo facelift que chegará no próximo trimestre. A primeira opção do Tribute se apresenta com o ‘917 LH 1970 Hippie Tribute’, que presta homenagem ao Porsche 917 que se classificou no segundo lugar da corrida de Le Mans de 1970, e ao qual foi atribuído o apelido de ‘Hippie’, pela curiosa história que esconde por trás.
Acontece que seu patrocinador oficial, que era a Martini & Rossi, abriu uma exceção com as cores desta unidade. Em uma solicitação expressa do então chefe da Porsche Design, Anatole Lapine, a carroceria foi apresentada em púrpura e verde, em lugar das cores oficiais amarelo e vermelho. A história conta que o modelo chegou em branco ao box da marca em Le Mans, e que Lapine e sua equipe o pintaram pouco antes de que o 917 saísse à pista.
O ‘924 GPR John Player Special Tribute’ é a segunda proposta, e também tem sua história particular. O SUV reproduz as mesmas cores - preto e dourado - do 935 com as quais a marca de cigarros John Player Special vestiu um monolugar da Lotus na Fórmula 1, e também o Porsche Kremer 935 K2 do Grupo 5.
O ‘550 Spyder Carrera Panamericana Tribute’ encerra um dos segredos mais interessantes, o do nome ‘Carrera’. A marca participou em uma corrida urbana celebrada no México em 1954, conhecida como Carrera Panamericana, o último evento que fez parte do Campeonato Mundial de Esportivos. O traçado mal superava os 3 quilômetros que separavam as cidades de Tuxla Gutiérrez e Ciudad Juárez.
A corrida foi ganha por um Ferrari, mas o terceiro lugar foi ocupado pelo Porsche 550 Spyder com essa decoração tão atraente, e com especificações únicas, um motor de 1.5 litros com 110 cv. O suficiente para fazer voar até 220 km/h um modelo com apenas 550 quilos. A Porsche manteve o nome de Carrera em todos os modelos de corridas até 1966, e daí saltou para o 911.
O ‘919 Hybrid Tribute’ é o mais recente no tempo, inspirado no exclusivo 919 Hybrid. Um protótipo que estreou ganhando as 24 horas de Le Mans em 2015, 2016 e 2017. Três anos consecutivos no primeiro degrau do pódio e conseguindo também estar entre os três primeiros em 2018 e 2019.
Foi o primeiro híbrido de competição da marca alemã, com uma tecnologia qualificada de ‘complexa’. Seu motor era um 4 cilindros em V de 2.0 litros turbo que gerava 500 cv, enquanto que um motor elétrico somava 400 CV a mais. Quase 1.000 cv, com 875 quilos de peso e tração nas quatro rodas que exibiu um consumo espetacular para uma competição tão exigente. A uma média de 224 km/h, em 2015 o consumo médio foi de 2.94 km/l, “muito” disse a Porsche. Em 2016, essa cifra foi reduzida para 3.23 km/l.
Os quatro Macan têm em comum o completo equipamento de série listado em seguida, e detalhes especiais, como as rodas de liga leve de 21 polegadas ‘Sport Classic’ pintadas em prata metalizado, além de um interior revestido no tom preto, tanto bancos como painel, a forração de tecido do teto e o emblema da Porsche gravado nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros.
Entre o equipamento mais destacado, podemos citar: pintura metalizada; teto panorâmico; molduras de escape na cor preto; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera de marcha ré; faróis LED com regulagem automática e estática do alcance dos faróis; luz diurna de LED com 4 focos; suspensão ativa; direção assistida Eletrônica Plus; alerta de saída de faixa; controle de estabilidade e tração; diferencial de frenagem automática; controle anti-derrapagem ASR; controle de velocidade de cruzeiro; assistente de descida em pendentes ‘Porsche Hill Control’; espelhos retrovisores externos e internos antiofuscamento; bancos dianteiros elétricos, com regulagem de 14 posições e memória; bancos dianteiros aquecidos; climatizador automático de 3 zonas; volante esportivo multifuncional forrado em couro liso com aletas; pacote de iluminação confort; sistema de infotainment com Apple CarPlay e reconhecimento de voz Siri; controle por voz; sistema de navegação com acesso à internet com WiFi; serviços de conectividade ‘Porsche Car Connect’, sistema de som com 10 alto-falantes, 150 watts e amplificador integrado.
Mecanicamente, o Porsche Macan Tribute é oferecido com a versão mais básica, que conta com o motor a gasolina de 2.0 litros turbo com uma potência máxima de 245 cv. Uma versão bem interessante porque oferece um desempenho muito generoso, dispõe de tração total, um tanque de combustível de 75 litros e uma transmissão automática de dupla embreagem de 7 velocidades PDK.