2023 - PORSCHE TAYCAN TURBO S BY DING YI
Durante três décadas, Ding Yi, uma das principais figuras da arte abstrata contemporânea chinesa, dedicou-se a criar quadros, explorando todas as formas, cores e expressões em pinturas que agora estão expostas em galerias de arte de todo o mundo.
Pois bem, seu famoso padrão de linhas cruzadas circula agora pelas ruas de Shanghai em um Porsche Taycan Turbo S especial, confeccionado na medida graças so programa Sonderwunsch da Porsche. A obra chama-se ‘Appearance of Crosses 2022-2’ e este é o seu aspecto.
Como ‘tela’ para este icônico quadro em movimento, foi escolhido o modelo alemão com a pintura 914 Olympblue, especialmente solicitada pelo artista. Uma vez recebido o carro, Ding Yi se encarregou de personalizá-lo com seus tradicionais desenhos, que também foram utilizados nas molduras interiores e no painel.
O que surgiu foi um ‘quadro’ único que não só reinterpreta o próprio espírito inovador da Porsche, como também estabelece uma vinculação entre a pintura e a ideia de progresso que há por trás do primeiro sedan elétrico de Zuffenhausen, que apesar da personalização continua pronto para o uso diário.
Michael Kirsch, presidente e CEO da Porsche China, comentou: “Trabalhar com Ding Yi foi uma experiência extraordinária. Sua inspiração e paixão superaram nossa imaginação. A razão de ser do programa Sonderwunsch é criar carros exclusivos para nossos clientes. Isso nos dá a oportunidade de apresentar uma obra de arte revolucionária junto com este grande artista”.
Ding Yi indicou que a escolha de um Porsche para realizar uma obra tão especial não foi casual. Na verdade, ele foi e continua sendo proprietário de vários modelos da marca, de modo que podemos considerá-lo um verdadeiro entusiasta da marca.
Se você nunca ouviu falar dele, é considerado um dos principais rostos da arte abstrata contemporânea chinesa. Ele utiliza os símbolos visuais ‘x’ e ‘ ’ em suas pinturas desde 1988 e suas obras foram adquiridas por importantes museus, como o Centro Pompidou de Paris, o Museu M de Hong Kong e o Museu Britânico de Londres.
Lembrando que, enquanto se espera pelo Turbo GT, o Taycan Turbo S é a versão mais potente da linha, com 761 cv e uma aceleração de 0 a 100 feita em apenas 2.8 segundos. A autonomia homologada alcança os 468 km.