2016 - PORSCHE VISION 916 CONCEPT

Estamos mostrando uma série de interessantes protótipos e incríveis projetos secretos que a Porsche decidiu revelar através de uma curiosa iniciativa promocional, cujo fim não é outro que publicar um livro focado nesses projetos que não vieram à luz. Tanto a iniciativa como o livro utilizam a mesma denominação, #PorscheUnseen.
Entre os diferentes projetos revelados podemos encontrar o estranho Porsche Vision 916, uma denominação que a marca alemã utilizou no passado precisamente em um projeto de muito destaque que por diversos motivos não chegou à produção, o Porsche 916. Tratava-se de uma versão com mais desempenho do acessível Porsche 914, que estreava motores de 6 cilindros com mais de 2.0 litros procedentes do Porsche 911 no lugar dos propulsores menos potentes que equipava de série, como vários 4 cilindros de origem Volkswagen e um 6 cilindros de 2.0 litros procedente do 911T, que nada mais era que o flat-six com menos cavalos da linha. No entanto, após menos de uma dúzia de protótipos fabricados o projeto foi cancelado.
O paralelismo com esse projeto foi o que levou à marca utilizar essa denominação, pois o estilizado e radical modelo que aparece nas imagens corresponde precisamente com um desenvolvimento muito particular, que tratava de criar um esportivo de alto desempenho, porém o mais minimalista possível. Desta maneira surgiu um modelo que inclusive com uma olhada percebemos que é de pequeno tamanho, embora isso não impedisse que o esportivo pudesse contar com um desempenho muito elevado.
A publicação destas imagens não veio acompanhada de mais informações, de modo que desconhecemos o desempenho do conjunto mecânico que havia sido planejado para este modelo. O que sabemos é que seria composto por 4 motores elétricos alojados junto às rodas, por isso que inclusive com motores pequenos falamos de uma cifra considerável de potência total, sobretudo tendo em conta o escasso peso que devia ter um pequeno esportivo com essas dimensões. Embora não possamos ver o seu interior, parece claro que contava com um habitáculo minimalista e que a carroceria foi projetada mais para cortar o ar que para ser atraente ou funcional.
Até agora só podemos encontrar um modelo elétrico no catálogo da marca alemã, o Porsche Taycan, mas estamos completamente seguros que dentro da empresa continuem existindo projetos e desenvolvimentos relacionados com tecnologia elétrica que ainda não foram revelados. Um bom exemplo será a próxima geração do Porsche Macan, que passará a ser um veículo elétrico puro em 2022, mas antes assistiremos à chegada do Porsche Taycan Cross Turismo, a segunda versão de carroceria da linha Taycan.