2019 - PORSCHE VISION 918 RS CONCEPT

De todos os protótipos que foram revelados graças à iniciativa #PorscheUnseen, o Porsche Vision 918 RS Concept é provavelmente o mais real e lógico de todos, apesar de contar com uma estética extremamente radical e imprópria de um veículo de rua. Já que este é o resultado do estudo de um possível sucessor de um modelo de produção, o Porsche 918 Spyder.
Este esportivo híbrido de edição limitada foi o modelo estandarte da empresa em meados desta década e após encerrar a sua curta produção, os responsáveis de design da marca de Zuffenhausen decidiram explorar a possibilidade de criar um sucessor, pelo menos sobre o papel. Desconhecemos quantas alternativas de design foram consideradas durante a duração do projeto, mas o que é certo é que esta é notavelmente mais radical que o modelo que pretendia substituir, pelo menos a nível estético.
A empresa revelou as imagens, mas não as especificações que foram consideradas para esta hipotética nova geração do esportivo, mas podemos estar seguros que deviam ser consideravelmente superiores aos 886 cv (874 hp) e 1.280 Nm que entregava o esquema híbrido do Porsche 918 Spyder, que contava com um motor V8 de 4.6 litros associado a 2 motores elétricos. Um esquema técnico que lhe converteu no primeiro esportivo de rua a baixar dos 7 minutos no traçado Nordschleife de Nürburgring.
Independentemente do esquema mecânico planejado, a empresa pretendia que o Porsche Vision 918 RS Concept, assim como seu antecessor, tivesse a capacidade de comportar-se como qualquer veículo de rua, pois deveria ser matriculável, como de alcançar o máximo desempenho possível em pista. Pelo que podemos supor, devia ser mais rápido que o 918 Spyder, e irremediavelmente melhorar o seu tempo em Nürburgring, os 06:57.00 que marcou em 2013.
Está claro que o design deste protótipo se deve mais à imaginação de seus designers que das necessidades aerodinâmicas reais do modelo, pois além de seus particulares traços, mais próprios de um protótipo de salão que de um modelo real, conta com duas peculiares aletas traseiras verticais em lugar de um aerofólio convencional. Da mesma maneira, o difusor traseiro é sem dúvida o de maior tamanho que já vimos em um suposto modelo de rua. Há esportivos de competição que montam elementos de menor tamanho.