2021 - RADFORD TYPE 62-2

O Lotus Type 62-2 da Radford finalmente será uma realidade. Pode ser que esta empresa não seja muito conhecida para muitos, mas ela data originalmente de 1948. Nasceu no Reino Unido como um encarroçador que projetava e produzia carrocerias para modelos da Bentley, Rolls-Royce e Mini. Em 2021 a empresa foi revivida na Califórnia e este é o seu primeiro projeto.
O mais curioso é a equipe que tornou possível essa empresa ressurgir das cinzas. Os novos fundadores da marca são alguns nomes conhecidos, como o do ex-campeão de F1 Jenson Button, o apresentador de televisão e construtor de carros Ant Anstead, o designer Mark Stubbs e o advogado Roger Behle.
O primeiro modelo de sua história moderna será um esportivo que presta homenagem ao Lotus Type 62 de 1969. Serão fabricados 62 exemplares que chegarão a partir do final do ano. Tomando como base um chassi de alumínio da Lotus, será desenvolvido em colaboração com a Lotus Engineering.
O Lotus Type 62-2 by Radford terá uma carroceria de fibra de carbono projetada por Mark Stubbs. Graças a isso terá um peso de apenas 1.000 kg e um design único que combina as linhas retro com detalhes altamente modernos como a iluminação LED. A altura do solo é de 1.133 mm, um pouco mais da que conta um Lotus Elise.
A Radford não mostrou imagens do interior, mas divulgaram alguma informação sobre seu design. Terá somente dois lugares e no painel haverá um quadro de instrumentos digital de 6.0 polegadas. Para o sistema de infotainment haverá outra tela e compatibilidade com 4G, Bluetooth e um sistema de som com cinco alto-falantes.
Debaixo do capô encontraremos o já conhecido motor Toyota V6 sobrealimentado de 3.5 litros que equipa o novo Lotus Emira. O bloco produz 430 cv na versão Classic, 500 cv na Gold Leaf e até 600 cv na JPS que conheceremos mais adiante. Por enquanto os preços de cada versão são uma incógnita.
A versão básica utilizará uma transmissão manual de 6 velocidades que envia a potência ao eixo traseiro, enquanto que os modelos mais potentes estarão equipados com uma transmissão automática de dupla embreagem com 7 relações e um diferencial de deslizamento limitado.
A suspensão conta com molas helicoidais e amortecedores ajustáveis em quatro direções. E mais, Jenson Button descreve o automóvel como luxuoso, confortável e excelente para conduzir. O sistema de freios com pinças de quatro pistões sobre discos de aço ou carbocerâmicos opcionais leva a assinatura da AP Racing.