2023 - RENAULT KANGOO E-TECH ELECTRIC
O Renault Kangoo para o transporte de passageiros aumenta sua linha com a versão E-Tech Electric, uma evolução do anterior Z.E., que eleva o nível em termos de autonomia e qualidade dentro dos furgões elétricos.
Graças a um motor de 122 cv (90 kW) e uma bateria de 45 kWh, que oferece até 285 km de autonomia, este furgão polivalente na verdade se presta mais a um uso profissional que privado, mas mantém a modularidade e a amplitude das versões com motores térmicos.
Mesmo nesta versão à bateria, o modelo francês conserva todas as inovações que foram introduzidas nesta nova geração. A única diferença é a tomada de carga situada, como é tradição, sob o grande losango da grade, que por sua vez descansa sobre um capô muito vertical caracterizado por duas finas nervuras.
O conforto da segunda fila foi melhorado em relação à geração anterior e agora oferece um espaço confortável para três adultos. No habitáculo, 49 litros estão disponíveis para o armazenamento com a chegada da gaveta Easy Life em vez do clássico porta-luvas. O porta-malas oferece até 850 litros de volume útil em configuração padrão, que se elevam a 2.500 se forem rebatidos os bancos traseiros.
Entre as qualidades especiais se encontram as barras de teto modulares sem ferramentas e nada menos que 14 dispositivos de assistência ao condutor que contribuem para una experiência de condução semi-autônoma de nível 2.
O design interior apresenta o novo painel já visto nas versões a combustão, incluindo o quadro de comandos digital onde foram implementados indicadores de dados específicos E-Tech. Da mesma forma, o sistema de infotainment Renault Easy Link integra funções adicionais dedicadas à condução elétrica.
A propulsão é alimentada, como mencionado antes, por uma nova bateria de íons de lítio com uma capacidade de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e garantida até 70% do valor nominal durante oito anos ou 160.000 km. No coração do veículo se encontra um motor com 245 Nm de torque que dispõe do modo Eco para otimizar o alcance entre cargas.
Assim como na versão Furgão, a Kangoo E-Tech Electric de passageiros pode contar com três níveis de retenção (Sailing, Drive e Brake), além da clássica frenagem hidráulica complementada pelo sistema de frenagem regenerativa.
Inclui também um sistema de climatização automática bizona com bomba de calor, que proporciona até 85 km a mais de autonomia WLTP que um sistema de ar frio convencional.
A Renault oferece três opções para recarregar a Kangoo: carregador de CA de 11 kW, conexão rápida de CA de 22 kW e ponto rápido de CC (corrente contínua) de até 80 kW, que proporciona uma autonomia de 170 km (ciclo WLTP) em 30 minutos, para a recarga em estações públicas.
Quando se conecta a um posto público de 11 kW, a bateria é recarregada de 15 a 80% em 2 horas e 40 minutos. Por sua parte, em uma wallbox de 7.4 kW, se passa de 15 a 100% em menos de seis horas.
O Renault Kangoo E-Tech Electric está disponível em três versões: Authentic, para um uso profissional e pessoal; Equilibre, mais refinado e com acessórios, e finalmente o Techno de gama alta. Todos eles podem ser encomendados nos concessionários europeus a partir de 17 de outubro e serão entregues no final do ano. Os preços ainda não foram divulgados.