2021 - RENAULT MÉGANE eVISION

A Renault é uma das marcas de referência no campo da mobilidade elétrica. O fabricante francês pode orgulhar-se de ter em sua carteira um dos elétricos mais vendidos na Europa: o Renault ZOE. Até o próximo ano elevará sua aposta com a introdução de um novo modelo de zero emissões que será destinado a desempenhar um papel protagonista. Um veículo que nesta ocasião é antecipado pelo Renault Mégane eVision.
O novo Renault Mégane eVision é um ‘show car’ que se situa como a antessala deste novo carro elétrico que a marca francesa tem na agenda. Foi apresentado esta semana em alto estilo no Renault eWays, um evento onde também foi revelado o esperado Dacia Spring, o primeiro carro elétrico da Dacia, que também chegará aos concessionários europeus no próximo ano.
Além do fato de que a Renault tenha optado por utilizar a denominação Mégane na hora de escolher o nome deste modelo conceitual muito próximo à produção, o que é verdadeiramente importante do novo Mégane eVision está no seu design exterior e sobretudo na parte técnica.
A Renault dá uma ênfase especial no fato de que para criar o novo Mégane eVision foram combinados traços que lembram os SUVs, assim como os carros urbanos e inclusive coupes. Ele é descrito como “um hatchback dinâmico” com novas dimensões e características atrevidas. Devemos prestar uma atenção especial neste design, já que a marca confirma que será aplicado à sua nova geração de elétricos.
Na parte frontal surgem faróis muito delgados e estilizados com tecnologia LED e que estão conectados através de uma barra iluminada que recorre de extremo a extremo a parte dianteira. Ladeando o para-choque encontram-se grandes entradas de ar e o emblema situa-se justo acima da palavra Renault presidindo a frente. O capô, muito elevado e com diferentes linhas de expressão, também deve ser levado em conta.
Equipa rodas de liga leve de 20 polegadas com um desenho que favorece a aerodinâmica. Seguindo pela vista lateral, surgem as maçanetas das portas embutidas na carroceria e a ausência dos espelhos retrovisores convencionais. Em seu lugar optou-se por um sistema de câmeras.
E terminando o tour exterior pela parte traseira, devemos destacar a forma das lanternas, muito delgadas e horizontais. Tanto o spoiler de teto como o para-choque ajudam a dar ao veículo um toque esportivo.
A Renault não divulgou imagens do interior do Mégane eVision, mas destaca que no habitáculo se encontra uma tela Livingscreen que se ilumina para realçar sua forma de letra ‘L’ e o nome do modelo aparece na tela.
Um dos aspectos mais importantes deste modelo elétrico é a sua arquitetura. O novo Mégane eVision está sustentado pela plataforma CMF EV. Esta plataforma de nova geração facilita de maneira significativa o desenvolvimento de todo tipo de carros elétricos, já que é modular. Além disso, permite o uso da tecnologia mais avançada no campo da eletrificação.
O novo Renault Mégane eVision mede 4.210 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.505 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 2.700 mm.
É propulsionado por um motor elétrico de 160 kW (217 cv) e 300 Nm de torque máximo, alimentado pela energia armazenada em uma nova bateria de íons de lítio de 60 kWh e 400 volts. A potência é enviada ao eixo dianteiro, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos. A bateria pode ser carregada em pontos de recarga de até 130 kW.
Com relação à sua chegada ao mercado, o carro elétrico que o novo Mégane eVision adianta será introduzido pela Renault em algum momento de 2021.