2022 - ROLLS-ROYCE GHOST BRABUS 700
O preparador alemão BRABUS é conhecido especialmente por suas criações baseadas em modelos da Mercedes-Benz, mas a verdade é que de vez em quando surpreende com algum projeto que toma como base veículos de outras marcas, como neste caso.
O automóvel que aparece nas imagens é um Rolls-Royce Ghost da nova geração (a segunda), apresentada no final de 2020, que a BRABUS utilizou como base para oferecer ainda mais potência e aportar um toque de esportividade, embora mantendo a elegância do modelo. Por enquanto, não foi anunciado o preço da preparação.
Tudo começa com um kit aerodinâmico que conta com um splitter dianteiro, entradas de ar mais agressivas e um pequeno e sutil aerofólio sobre a tampa do porta-malas, fabricado em fibra de carbono, mas em geral tudo é bastante discreto, pelo menos para o que costuma ser este tipo de preparação.
Tampouco falta um difusor de fibra de carbono que integra quatro saídas de escape, cada uma delas com ponteiras também de carbono. A BRABUS oferece também um sistema de escape opcional com válvulas controladas eletronicamente, o que permite alterar o som do mesmo através dos modos: ‘Sport’ e ‘Coming Home’.
Na vista lateral chamam a atenção as enormes rodas de liga leve, neste caso de 22 polegadas de diâmetro e calçadas com pneus em medidas 265/35 ZR22 na dianteira e 305/30 ZR22 na traseira. O especialista alemão oferece também um módulo específico para a suspensão pneumática, de desenvolvimento próprio, que permite rebaixar a altura da carroceria em 30 milímetros.
É claro, o habitáculo do Ghost poderá exibir tudo o que o cliente quiser, no caso do exemplar que aparece nas imagens, inclui um estofamento de couro branco, em contraste com o exterior preto, assim como inserções de Alcantara no tom preto e molduras de fibra de carbono.
Para alguns, o mais interessante será precisamente a preparação mecânica, já que a BRABUS ‘meteu a mão’ no motor de 6.75 litros V12 biturbo do luxuoso modelo britânico, que agora alcança os 700 cv de potência e 950 Nm de torque máximo, um importante passo adiante em relação aos 571 cv e 850 Nm de série.
Esta melhoria de 129 cv e 100 Nm se consegue principalmente através de um módulo de gestão eletrônica (Brabus PowerXtra RR68-700) para o motor de 12 cilindros e a uma nova calibragem para o sistema de injeção. Tudo isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4.6 segundos (dois décimos a menos) e uma velocidade máxima de 250 km/h.