2022 - SEAT ARONA

A primeira geração do SEAT Arona está pronta para enfrentar o que lhe resta de vida comercial pela frente graças ao esperado facelift que acaba de ser apresentado. Trata-se de uma completa atualização que servirá para impulsionar suas vendas.
O novo Arona, um dos melhores SUVs pequenos disponíveis no mercado, estreia imagem exterior, um interior renovado e um equipamento tecnológico ampliado tanto em termos de conectividade como de segurança. O crossover compartilhou cenário com o novo SEAT Ibiza 2022, já que ambos foram apresentados de maneira simultânea.
Com relação às mudanças efetuadas no Arona, basta dar uma olhada nas imagens para perceber os pontos principais das modificações estéticas realizadas pela marca. Na parte dianteira, a grade é nova e seu acabamento variará em função da terminação configurada (Reference, Style, Xperience e FR). Além disso, o spoiler dianteiro pintado na cor Plata Reflex ajuda a incrementar a sensação de força.
Outra das mudanças mais relevantes que chega com o novo Arona são os faróis com tecnologia 100% LED de série (Eco-LED ou Full LED como opcional). Os faróis antineblina foram redesenhados e localizados em uma nova posição, sendo uma das mudanças mais evidentes. Na lateral, o mais destacável são os novos desenhos de rodas disponíveis que vão das 17 às 18 polegadas. As opções de personalização foram incrementadas com três novas opções de cores para a carroceria: Dark Camuflaje, Azul Asfalto e Azul Zafiro. Além disso, se pode escolher entre estas outras cores para o teto e criar um acabamento bitom: Preto Midnight, Magnetic Tech e o novo Branco Candy.
Terminando o tour pelo exterior na traseira, o Arona estreia novos spoiler e difusor. Além disso, o emblema exibe a nova tipografia manuscrita. Também está presente o novo logotipo da SEAT com acabamento cromado bitom.
Quanto ao interior do renovado Arona, surgem novidades muito importantes no habitáculo. Na parte superior do console central foi instalada a nova tela flutuante para o sistema de infotainment. Esta tela táctil tem 9.2 polegadas (8.25 polegadas de série). Ela combina com o quadro de instrumentos digital SEAT Digital Cockpit que alcança as 10.25 polegadas.
Outro detalhe a destacar que ajuda a realçar a sensação de modernidade e tecnologia são as saídas de ar de novo desenho. São retroiluminadas e a cor que emana delas variará em função do acabamento: Vermelho Daring para o FR, Verde Aran para o Xperience e Honey para os Style e Reference. Também há novos materiais para os estofamentos e guarnições. A forração de Nappa, disponível de série nas versões topo de linha, é um opcional muito interessante.
Para os ocupantes dos lugares traseiros também há mudanças. Agora, nos acabamentos Xperience e FR, as luzes interiores estão incluídas nesta zona do habitáculo. Um detalhe adicional que ajuda a curtir uma experiência mais agradável e confortável.
Em termos de conectividade o novo Arona é bem servido. Através da mencionada tela táctil será possível manejar o sistema multimídia que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Tudo isso graças à integração do sistema Full Link. É possível acessar diversos serviços digitais online, onde se pode consultar informações relevantes para a condução. E o que é igualmente interessante, o novo Arona conta com reconhecimento de voz natural.
As duas entradas USB tipo C situadas na parte dianteira do interior permitem conectar e carregar dispositivos móveis. Além disso, através do aplicativo SEAT Connect, será possível ter certo controle remoto sobre o veículo.
Por outra parte, o novo Arona amplia sua lista de sistemas de assistência à condução. Às tecnologias com as quais já contava é preciso adicionar o assistente de viagem, assistente lateral e de ângulo morto e o assistente de luzes de estrada.
No que diz respeito à parte mecânica, estamos diante da mesma composição do modelo anterior. Não há motores diesel e tampouco se aposta na eletrificação. A versão de acesso desenvolve uma potência de 95 cv, enquanto que a alternativa topo de linha atinge os 150 cv. Dependendo do motor escolhido haverá uma transmissão manual ou uma caixa automática DSG de dupla embreagem e sete relações. Todas as motorizações são de tração dianteira. Há também um motor de 1.0 litro TGI de 90 cv, um bloco com tecnologia bifuel capaz de funcionar com gasolina e com GNC (Gás Natural Comprimido).
Com relação à chegada do novo Arona aos concessionários europeus, o lançamento comercial do renovado B-SUV da SEAT acontecerá este ano. E mais, seu livro de pedidos será aberto no curto prazo. A produção em série começará no terceiro trimestre de 2021. Cabe lembrar que o Arona é fabricado na planta espanhola de Martorell.