2021 - SKODA ENYAQ iV TOUR DE FRANCE

Parece breve, mas já se passaram 17 anos desde que a Skoda se tornou parceiro oficial de uma das competições mais importantes do mundo do ciclismo, ou seja, o Tour de France. Durante todos estes anos a marca checa aproveitou para exibir seus automóveis e nesta edição proporcionará um total de 250 veículos, incluindo um muito especial que acaba de estrear: o Skoda Enyaq iV.
O diretor do Tour, Christian Prudhomme, foi a pessoa escolhida para assumir o comando do primeiro crossover elétrico da Skoda, que desempenha as funções de ‘centro de controle móvel’, assim como os comissários de competição da famosa prova ciclística. Sua estreia como ‘Carro Vermelho’ (veículo principal do pelotão) aconteceu durante a jornada da última quarta-feira (02/09) na etapa de 183 km entre Gap e Privas, onde também estiveram presentes inúmeros exemplares da nova geração do Octavia.
A Skoda preparou um Enyaq especialmente para o Tour, com a habitual pintura vermelha cobrindo a carroceria de um SUV ecológico que também conta com um teto panorâmico, seis antenas, sirenes especiais, uma geladeira, além de um centro de comunicação e comando de última tecnologia na parte traseira. Graças a isso, Prudhomme pode manter-se em contato com os comissários da competição e com outros veículos da prova, e intercambiar com eles informações sobre o estado da estrada.
Cabe destacar que o primeiro modelo Skoda baseado na plataforma modular de propulsão elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen também acompanhará os ciclistas no contra-relógio individual de Lure a La Planche des Belles, programada para o dia 19 de setembro, assim como na etapa final de 122 km, onde os participantes alcançarão a meta na Avenue des Champs-Élysées.
Lembrando que o Enyaq é um SUV elétrico que é oferecido com vários níveis de potência, indo dos 146 até os 302 cv, com versões de tração traseira ou total e com três tipos de baterias. Desta forma, a autonomia pode ir desde os 340 até os 510 quilômetros, com um preço partindo de 39.000 euros.