2022 - SKODA FABIA MONTE CARLO

A Skoda acaba de revelar a versão topo de linha do seu utilitário, o Skoda Fabia Monte Carlo 2022. Um acabamento esportivo com mudanças meramente estéticas, que coroará a linha do modelo, já que o fabricante descartou uma nova geração do Fabia RS. Em princípio estará à venda ainda este ano.
As principais novidades deste Monte Carlo são os diferentes detalhes exteriores no tom preto, como a grade, as carcaças dos retrovisores, as saias laterais, o teto, os pilares (exceto o traseiro), o difusor, o spoiler de teto e a denominação ‘SKODA’ da tampa traseira, entre outras coisas.
Tampouco faltam as rodas de liga leve de 16 polegadas de série, ou de 17 e 18 polegadas de maneira opcional, que também estão parcialmente carenadas para conseguir uma melhor aerodinâmica. De fato, o fabricante checo anuncia um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0.28, ao qual também contribui a grade ativa, com lâminas ajustáveis em função da situação.
No habitáculo não há muitas alterações em relação a outros acabamentos do Fabia, exceto pelos bancos esportivos, que aqui são de série, e por diversos detalhes na cor vermelho e molduras simulando a fibra de carbono, nas portas e no painel, por exemplo.
Também é de série a iluminação ambiente LED, nove airbags e o controle de cruzeiro adaptativo, embora a instrumentação digital de 10.25 polegadas seja opcional, assim como a tela multimídia de 9.2 polegadas.
Quanto aos motores disponíveis com este acabamento Monte Carlo, são os mesmos da linha convencional, começando pelo bloco 1.0 MPI aspirado de 3 cilindros com 80 cv e 93 Nm, que surge acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades e necessita de 15.5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
No escalão seguinte aparece o 1.0 TSI, também tricilíndrico, mas turbo alimentado, disponível em versão de 95 cv e 175 Nm, com transmissão manual de 5 relações, ou na versão Evo, com 110 cv e 200 Nm, em combinação com uma caixa manual de 6 marchas ou uma automática DSG de dupla embreagem e 7 velocidades.
O motor mais competente de todos é o 1.5 TSI, já de 4 cilindros e também turbo alimentado, que oferece 150 cv de potência e 250 Nm de torque máximo, e que só está disponível junto à transmissão automática DSG. Anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8.0 segundos e uma velocidade máxima de 225 km/h.