2023 - SKODA FABIA RS RALLY2
Através de um espetacular e massivo evento, a Skoda Motorsport apresentou o novo Skoda Fabia RS Rally2, o veículo com o qual competirá no Campeonato Mundial de Rallys da FIA da temporada 2022 com a equipe Toksport WRT, além de contar com o apoio da fábrica.
Este carro está baseado na quarta geração do Fabia, e como sucessor do Fabia Rally2 Evo, o mais bem-sucedido nos últimos anos. Conta com um novo motor e tecnologia melhorada graças a uma extensa série de testes sobre todos os tipos de terrenos.
Entre as melhorias destacam-se o avanço na capacidade de manobras, assim como o powertrain e a eletrônica, e como garante o pessoal da Skoda, “está perfeitamente equipado para conseguir vitórias e títulos no futuro para as equipes clientes”.
O diretor da Skoda Motorsport, Michal Hrabánek, explicou em primeira mão como este veículo havia se tornado realidade: “Parar significa ficar para trás, o que é especialmente verdade no esporte a motor”.
“Por isso que na hora de desenvolver o novo Fabia RS Rally2, aplicamos a experiência adquirida com o modelo anterior e aperfeiçoamos cada detalhe”, disse o responsável máximo da empresa. “Nosso objetivo era evoluir o carro de rally mais bem-sucedido do mundo”.
“Estou muito orgulhoso de toda a equipe da Skoda Motorsport, que se esforçou para alcançar este objetivo com grande dedicação”, continuou Hrabánek. “Também gostaria de expressar meu agradecimento a nossos companheiros encarregados da fase de desenvolvimento em série”.
“A quarta geração do Fabia nos proporcionou a base perfeita para o Fabia RS Rally2”, assegurou o diretor da Skoda Motorsport.
O Skoda Fabia RS Rally2 enquadra-se dentro da categoria de Rally2 do WRC, e para ser um rival a ser batido, aperfeiçoou seu propulsor, desenvolvendo um motor turbo alimentado de 1.6 litros capaz de gerar 289 cv de potência tomando como referência o 2.0 TSI das unidades EA888. O regulamento da FIA para esta classe exige estes motores, e com um novo software de controle do motor, um restritor de 32 mm e os 4 cilindros, entrega um torque máximo de 430 Nm.
Mas isso não é tudo, já que os checos aumentaram a carroceria no comprimento para proporcionar ao carro uma distância entre os eixos maior, o que beneficia a distribuição do peso.
Mas se existe algo em que máquina da marca de Mladá Boleslav se destaca é nos freios, mais que necessários para arranhar milésimos no cronômetro que podem ser fundamentais ao cruzar a meta. Com discos que variam de 355 a 300 mm dependendo do terreno, é capaz de suportar temperaturas de até 700º C, e são refrigerados perfeitamente graças às melhorias realizadas pela marca.
Como se isso não bastasse, o carro possui uma jaula de segurança formada por 35.8 metros de tubos de aço para manter seguros os pilotos e copilotos que estejam no habitáculo, além de contar com um tanque de combustível muito protegido para diminuir ao máximo o risco de incêndio.
Em relação ao chassi, o Fabia RS Rally2 alongou o curso da suspensão, assim como das ponteiras MacPherson, mas os engenheiros checos conseguiram reduzir o atrito dos amortecedores, sem reduzir a eficiência da rápida mudança sequencial de 5 marchas, o que é feito através de dois diferenciais nas quatro rodas e da durabilidade dos componentes.
Com tudo isso, o veículo fabricado na República Checa pode alcançar uma velocidade máxima próxima dos 200 km/h, nada desprezível tendo em conta que se trata de um participante do WRC que deve ser polivalente tanto no asfalto como na terra e na neve.
A aerodinâmica também não foi deixada ao acaso, e o Fabia RS Rally2 conta com uma carga melhorada, onde a força de arrasto quase que dobrou, e encaixa com os modelos esportivos da série RS, o Octavia RS e o Enyaq Coupe RS iV.
O especialista em aerodinâmica do departamento de Desenvolvimento Técnico da Skoda Auto, Lukás Vojík, destacou: “Alguns elementos aerodinâmicos presentes no modelo de produção também demonstraram sua eficácia no carro de rally”.
“Em comparação com seu antecessor, com este modelo prestamos mais atenção na aerodinâmica e examinamos minuciosamente cada detalhe”, admitiu Vojík. “Nosso objetivo principal era conseguir uma maior força de arrasto para alcançar uma velocidade maior nas curvas e melhorar a condução, ao mesmo tempo que foi incrementada a eficiência aerodinâmica do carro”.
Todos estes detalhes que melhoram o desempenho ajudam muito, mas até os melhores e mais experimentados pilotos falham, de modo que os acidentes estão na ordem do dia em competições do mais alto nível. Para isso, a Skoda preparou uma estrutura que absorve todos os golpes possíveis, com painéis compostos por cinco capas de carbono 280 e uma de Kevlar 300, que é a mais próxima ao piloto e copiloto para protegê-los de possíveis fragmentos afiados de carbono. Também conta com uma espuma absorvente de energia, que deve ser aprovada pela FIA, que se encarrega de reduzir a energia do impacto, e não faltam os bancos especiais de competição, os cintos de seis pontos e o equipamento pessoal, que inclui o sistema obrigatório para a cabeça e o pescoço (HANS).
O último detalhe em relação à segurança, embora seja pouco provável que as chamas apareçam graças à capa envolvente no tanque de combustível, o Fabia RS Rally2 dispõe de um sistema automático de extinção de incêndios a bordo, com janelas laterais de policarbonato facilmente removíveis, bicos na cabine e no compartimento do motor, e um extintor manual nos pés do copiloto, embora tudo isso também possa ser ativado a partir do exterior.
Em suma, este Skoda Fabia RS Rally2 é o carro ideal para as equipes clientes que queiram deixar sua marca no WRC graças ao seu desempenho e seus dilatados 127 anos de experiência no mundo automobilístico.