2017 - SKODA KODIAQ

Depois de uma série de imagens adiantadas que somente permitiam conhecer partes do seu perfil, depois de ser exibido com sua carroceria completamente camuflada por ocasião do Tour de France e depois de algumas imagens que vazaram na internet, agora finalmente o novo Skoda Kodiaq é oficial.
O SUV da Skoda conta com uma carroceria de 4.700 mm de comprimento e 1.880 mm de largura. Inspira-se no protótipo Vision S que a marca checa apresentou no último Salão de Genebra. Sua generosa carroceria permite acomodar sete ocupantes em suas três filas de bancos, ao mesmo tempo em que oferece uma capacidade de carga de 720 litros, que pode ser expandida até alcançar os 2.065 litros ao rebater os encostos dos bancos traseiros.
Em termos de estilo, o novo Skoda Kodiaq continua na esteira do design do Superb, mantendo ao mesmo tempo as principais qualidades que estavam presentes no protótipo Vision S. A frente conta com delgados grupos ópticos com faróis Full LED, a grade característica da marca e faróis antineblina de formato retangular. Na traseira destacam-se suas lanternas em LED e um discreto aerofólio situado sobre a tampa traseira, enquanto que as rodas de liga leve podem ser de 17, 18 ou 19 polegadas.
No interior conta com um painel de instrumentos específico para esse modelo, embora compartilhe alguns elementos com o Skoda Superb. Destaca-se a enorme tela táctil de 8.0 polegadas do sistema de infotainment, ladeada pelas saídas de ventilação dispostas em forma vertical.
Em relação a seu equipamento, dispõe de climatizador automático de três zonas com controle independente para os lugares traseiros, volante multifuncional com aquecimento e forrado em couro, freio de mão elétrico, bancos com ajuste elétrico aquecidos e ventilados, tapeçaria em Alcantara, navegador integrado, sistema de infotainment com DVD e acesso à internet, etc.
Além do que, inclui vários sistemas de assistência à condução, como assistente para reboque, frenagem de emergência na cidade com proteção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, manutenção de faixa, detecção de objetos no ângulo morto, alerta de tráfego cruzado, assistência em congestionamentos, detector de fadiga, etc.
A oferta de motores inclui várias opções a gasolina e diesel, tanto TSI como TDI. Os blocos a gasolina se baseiam nos TSI, em versões de 1.4 litros de 125 cv ou 2.0 litros de 180 cv. Além das opções diesel com base nos motores TDI de 2.0 litros em versões de 150 cv e 190 cv.
Dependendo das versões e do motor, poderá optar-se por uma transmissão manual de seis velocidades, ou DSG com dupla embreagem em versões de seis ou sete velocidades. A transmissão DSG de sete velocidades só é oferecida com o motor TDI de 190 cv e com o TSI de 180 cv. Além disso, serão oferecidas tanto versões com tração simples, como também nas quatro rodas.