2021 - SKODA KODIAQ CLEVER

O Skoda Kodiaq, um dos melhores SUV de 7 lugares que pode ser encontrado nos concessionários europeus, está estreando um novo acabamento. É que, embora a Skoda esteja trabalhando a pleno vapor no desenvolvimento do primeiro facelift do modelo, a marca checa não quis deixar de lado a linha atual e, além disso e mais importante, impulsionar suas vendas.
Com este ambicioso objetivo, manter altas as vendas do Kodiaq apesar do Peugeot 5008 ter sofrido uma relevante atualização, foi introduzido um novo e interessante nível de acabamento. Trata-se da versão Clever. Essa denominação já é bem conhecida por todos os entusiastas da Skoda, já que é usada para se referir à filosofia ‘Simply Clever’.
O novo Skoda Kodiaq Clever apresenta um aspecto dinâmico e dos mais interessantes. Exibe alguns traços característicos e detalhes que revelam diante de qual versão estamos. As pertinentes insígnias colocadas nos para-lamas dianteiros são um claro exemplo dessas características únicas. No entanto, não devemos ignorar outros elementos igualmente destacáveis, como as rodas de liga leve.
A relação entre o equipamento e o preço é outra das chaves da terminação Clever. Na linha Kodiaq se situa, por custo, um escalão acima do acabamento Style. Portanto, encosta nas versões mais completas e exclusivas.
Em determinados mercados europeus como Alemanha e França o novo Kodiaq Clever já pode ser configurado. Com relação ao equipamento de série mais importante que dispõe este novo acabamento da linha Kodiaq da Skoda, destacam-se: rodas de liga leve de 19 polegadas; descansa braços central dianteiro; descansa braços central traseiro; bancos dianteiros ajustáveis em altura; bancos traseiros com ajuste manual da inclinação e comprimento; estofamento de tecido; acabamentos interiores imitando alumínio e inserções de couro; múltiplos airbags (frontais, laterais e de cortina) e de joelho para o condutor; faróis halógenos; luzes LED para a circulação diurna; faróis antineblina; sensores traseiros de estacionamento; acendimento automático de luzes; sistema de frenagem de emergência e frenagem anticolisão; sistema de alarme pré-colisão com aviso visual/acústico e assistência de frenagem; Bluetooth; conexão AUX e USB dianteira; tela táctil para manejar o sistema de navegação; Android Auto e Apple CarPlay; sistema de acesso e partida sem chave; climatizador automático bizona; controle de cruzeiro e limitador de velocidade; vidros elétricos; espelho retrovisor interno com função antiofuscamento; espelhos retrovisores externos ajustáveis eletricamente e térmicos; sensor de chuva; volante multifuncional forrado em couro e ajustável em altura e profundidade; fecho centralizado com comando à distância.
No que diz respeito à parte mecânica, a oferta tem uma característica comum, é que só há versões de tração dianteira. A alternativa a gasolina passa por um motor 1.5 litros TSI de 150 cv que pode ser acoplado tanto a uma transmissão manual de 6 velocidades como uma caixa automática DSG de dupla embreagem e 7 relações.
Para os condutores que rodam muitos quilômetros no ano, está à sua disposição uma opção diesel. Trata-se de um motor 2.0 litros TDI de 150 cv que, neste caso, só está disponível com a mencionada transmissão automática DSG de 7 velocidades.