2017 - SKODA OCTAVIA RS COMBI

A Skoda apresentava em outubro a atualização do seu modelo mais importante atualmente, o Skoda Octavia 2017. A principal mudança estética na carroceria foi na parte dianteira, apresentando faróis com luzes divididas e iluminação opcional em Full LED. As outras mudanças foram no interior, com mais tecnologia, assim como melhores sistemas de conectividade e infotainment.
A marca checa não havia se pronunciado ainda sobre a versão de desempenho esportivo, o Skoda Octavia RS. Trata-se de um carro que mantém todo o conforto, habitabilidade e espaço de carga do sedan ‘normal’, mas com uma mecânica mais potente e um tratamento um pouco mais esportivo. Desse modo, encontra um equilíbrio que convence a muitos possíveis clientes.
A linha mecânica do Skoda Octavia RS, que estará disponível tanto na carroceria sedan como na familiar Combi, contará com uma versão a gasolina e outra diesel, como é habitual. O Octavia RS a gasolina utilizará o motor 2.0 TSI de 230 cv, que melhora 10 cv em relação a seu antecessor, e 350 Nm de torque, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos com um consumo homologado de 15,4 km/l. O Octavia RS diesel seguirá contando com o bloco 2.0 TDI de 184 cv e 380 Nm. Disponível com transmissão manual ou DSG, assim como com tração dianteira ou integral, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atingir 232 km/h de velocidade máxima, tudo isso com um consumo homologado de 22,2 km/l.
A Skoda manteve a base estética do Octavia, introduzindo alguns pequenos detalhes que aumentam a esportividade nas versões RS. Os faróis dianteiros incorporam iluminação Full LED de série, a grade recebe um acabamento preto cromado, e na parte inferior, a entrada de ar central e as laterais que abrigam as luzes antineblina, são mais chamativas e retas. Na parte traseira as mudanças incluem um pequeno aerofólio, um difusor baixo e as saídas de escape cromadas.
As rodas de série serão de 17 polegadas, embora opcionalmente possam ser de 18 e de 19 polegadas. Essas abrigam pinças de freio de cor vermelha. A carroceria estará um pouco mais perto do solo, exatamente 15 mm, graças a uma suspensão mais esportiva. Por estranho que pareça, a largura da bitola traseira cresce 30 mm, o que deverá melhorar consideravelmente a estabilidade no eixo traseiro. O Skoda Octavia RS conta, entre outras coisas, com direção progressiva, vários modos de condução, Dynamic Chassis Control e um ‘gerador de som de alto rendimento’, simulando o som do motor nos alto-falantes.
O interior do Skoda Octavia RS será diferente ao das versões mais tradicionais, embora somente em alguns detalhes. É de se esperar que incorpore os sistemas de conectividade vistos no Octavia 2017, apresentando uma tela de 9.2 polegadas associada ao navegador Columbus, conexão com internet, bancos específicos de maior esportividade, estofamentos em couro, pedais em alumínio e as soluções ‘Simply Clever’ habituais na marca checa.