2018 - SKODA VISION RS CONCEPT
A poucos dias do início do Salão de Paris 2018, o fabricante checo revelou as primeiras imagens e informação oficial de uma das novidades que estará apresentando no evento automobilístico francês. Trata-se do Skoda Vision RS, um trabalho conceitual que se apresenta como uma antecipação da filosofia de design que será adotada pelos futuros modelos RS da empresa, uma visão prévia do formato que poderá ser adotado pela próxima geração do compacto da marca checa, o Skoda Spaceback, que já se encontra em pleno desenvolvimento.
A Skoda deseja que a nova geração do Spaceback consiga situar-se ao lado de emblemáticos modelos como o Volkswagen Golf e o SEAT León, os dois bem sucedidos compactos do Grupo VAG, para desse modo brigar com os Peugeot 308, Ford Focus e Opel Astra, entre outros.
Exteriormente o protótipo se apresenta com uma imagem bem esportiva. Destacam-se as peças exteriores em fibra de carbono e sua aerodinâmica elaborada, sua parte frontal com grandes entradas de ar, assim como também as aletas e aerofólios. O difusor traseiro e as rodas de liga leve de 20 polegadas conseguem completar a imagem dinâmica do conjunto. O carro mede 4.3 metros de comprimento e conta com um porta-malas com uma capacidade de 430 litros.
Em relação ao interior, os designers também optaram por guarnições em fibra de carbono, além de bancos esportivos com descansos de cabeça integrados, instrumentação digital configurável e um painel de formato minimalista, destacando a tela flutuante do sistema de infotainment situada no console central.
O equipamento do Skoda Vision RS contempla ainda o assistente de voz Amazon Alexa integrado ao sistema de som, assim como também as mais recentes tecnologias em termos de conectividade e assistências à condução.
Em termos de mecânica, o protótipo é impulsionado por um sistema de propulsão híbrido plug-in, com base em um motor a gasolina 1.5 TSI que desenvolve 150 cv de potência, em combinação com um motor elétrico de 75 kW (102 cv). Em conjunto a potência total é de 245 cv e funciona em conjunto com uma transmissão automática DSG com dupla embreagem de seis velocidades.
Conta com baterias de 13 kWh que podem ser recarregadas em duas horas e meia em uma estação de carga ou em uma tomada doméstica. Pode rodar até um total de 70 quilômetros em modo puramente elétrico, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7.1 segundos, além de alcançar uma velocidade máxima de 210 km/h, tudo isso com emissões de CO2 de 33 g/km.