2016 - SKODA VISION S CONCEPT
Depois de diversos teasers a marca checa decidiu finalmente revelar seu novo concept que será apresentado no Salão de Genebra deste ano, o Skoda Vision S Concept, um SUV que adianta as linhas dos futuros todo-terrenos da marca. Além disso, o protótipo conta com uma configuração em seu interior, onde seis adultos viajarão comodamente com uma interessante tecnologia híbrida debaixo do capô.
Os designers da Skoda garantem que se inspiraram no cubismo checo e na arte do cristal da Bohemia. Como adiantavam os primeiros esboços, o Skoda Vision S Concept mostra um design agressivo onde se entrelaçam as linhas sutis e limpas com formas acentuadas e bem marcadas que revelam um carro musculoso e elegante.
Na parte frontal cabe destacar os faróis ‘cortados’ que se colocam de ambos os lados de uma elegante grade. Da mesma forma, a lateral continua tendo a musculatura graças ao estilo que corre toda esta área e chega até a traseira e também pelas enormes rodas de desenho extremo.
Por último a traseira mostra força com a dupla saída de escape e as lanternas afiladas, uma parte do protótipo onde também se destacam os detalhes cromados no para-choque e o vidro traseiro de pequenas dimensões. Da mesma maneira cabe destacar que toda a iluminação conta com tecnologia LED.
O Skoda Vision S Concept anuncia medidas de 4.700 mm de comprimento e 1.910 mm de largura, carroceria que esconde um interior onde seis adultos poderão viajar comodamente graças às três filas de bancos que permitem uma configuração 2 2 2. O concept é maior que o Yeti e promete um espaço mais desafogado e habitável que o mencionado modelo checo. Lembrando que este protótipo adianta o novo SUV que a Skoda lançará no mercado e segundo rumores, terá o nome de Kodiak.
Debaixo do capô se esconde um sistema híbrido composto por um motor a gasolina 1.4 TSI de 156 cv e 250 Nm de torque e duas unidades elétricas que trabalham de forma independente. A primeira, que se localiza no eixo dianteiro, conta com uma potência de 40 kW e um torque de 220 Nm, enquanto que a segunda, montada sobre o eixo traseiro, proporciona 85 kW e 270 Nm. Cada motor elétrico se encarrega de um eixo, permitindo que o Vision S disponha de uma tração inteligente nas quatro rodas sem a necessidade de acoplamento mecânico.
Esse completo sistema híbrido, que se associa a uma transmissão automática DSG de seis velocidades, anuncia uma potência total de 225 cv, energia com a qual é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 7,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 200 km/h. Além dessas qualidades, essa configuração permite circular em modo puramente elétrico por 50 km, distância que chega aos 1.000 km de autonomia trabalhando de forma combinada. O mesmo sistema promete um consumo médio de 52,6 km/l e emissões de CO2 de 45 g/km.